Por que Dar Presentes no Natal?

12/12/2013

O Natal é uma verdadeira festa universal, que até mesmo em países onde a população cristã é minoria, ele tem seu prestígio. É um feriado comemorado todos os anos no dia 25 de dezembro, diferente dos países eslavos e ortodoxos, que festejam o Natal no mês de janeiro. A data foi escolhida para homenagear o nascimento de Jesus Cristo, o que, para os cristãos, representa grande marco na história.

Presentes no Natal

Presentes no Natal

Como todas as datas festivas, o Natal também possui símbolos que marcam a maioria das cidades durante o último mês do ano. São cores, como o vermelho e o verde, iluminações, músicas, enfeites e presépios que remontam o momento do nascimento de Jesus, a ceia em família, cartões e presentes, muitos presentes. Nos dias próximos à comemoração é inevitável sentir o clima de alegria, paz, esperança, fraternidade, ternura e benevolência que enche as cidades e os corações, até mesmo dos que nem são cristãos. É um período realmente contagiante.

Natal

Natal

O dia 25 de dezembro é apenas uma data simbólica, pois, historicamente, não se tem certeza da data exata em que Jesus Cristo nasceu. Mas o evento é de extrema importância, pois é o “aniversário” do filho de Deus, que veio para Terra, e tal dia não poderia ficar de fora do calendário de feriados e festividades cristãs. É nessa época do ano que, no hemisfério norte, ocorre o chamado solstício de inverno, quando o Sol atinge o ponto mais distante de sua órbita e em seguida reinicia seu caminho, tornando os dias mais longos. A palavra “natal” foi originada do latim “natalis” e significa “nascer”.

Presenteando no Natal

Presenteando no Natal

Como muitos outros feriados, o dia 25 contempla presentes em sua simbologia, mas por que é tão importante dar presente no Natal? Presente significa dádiva, algo que se oferece a alguém sem esperar nada em troca, trazendo para nossa realidade sentimentos como o amor, a vontade de fazer o bem, a demonstração de carinho e lembrança ao próximo. É uma demonstração de afeto não apenas em palavras, mas em uma atitude. Um bom presente para homem no Natal pode ser um eletrônico, como home teathers, TVs, aparelho de som, iPods, entre outros. Já, um bom presente para mulher no Natal pode ser relacionado à beleza, como um kit de cosméticos, perfumes, ou uma peça de roupa da última estação. O importante é espalhar, juntamente com a família e os amigos, o clima de alegria e esperança que envolve os brilhantes dias de Natal!

Comemorando o Natal

Comemorando o Natal

Compartilhe este artigo

Um comentário para “Por que Dar Presentes no Natal?”

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>