Réveillon – O Início de um Novo Ciclo

28/12/2013

O termo Réveillon veio do verbo francês “réveiller” e significa despertar. É a festa de comemoração da virada do ano, celebrada no dia 31 de dezembro por todas as culturas de calendários cristãos. Diversas cidades se mobilizam para preparar grandes eventos com shows musicais, fogos de artifício e muita animação. Assim, como as demais datas festivas, o réveillon também é marcado por algumas tradições. As cores passam a representar diversos sentimentos e desejos carinhosos no final dos anos, bem como, as simpatias e as oferendas à Iemanjá, considerada a “rainha das águas”, por alguns brasileiros.

Réveillon

Réveillon

As datas próximas à virada do ano enchem-se de sonhos, novas metas, conquistas e promessas, pois é o início de um novo ano! E para atrair novos ares, melhorias e para que tudo ocorra bem no ano que está por vir, muitos realizam rituais. Alguns deles são:

  • Usar roupas na cor azul para trazer calma e tranquilidade para o ano que se aproxima;
  • O marrom remete à segurança;
  • A cor rosa indica amor e pode trazer novos romances;
  • O amarelo atrai riquezas;
  • O verde transmite equilíbrio;
  • A cor laranja serve para trazer energia e alegria;
  • O vermelho atrai dinamismo, força, paixão;
  • O branco, cor mais usada no Réveillon, sugere pureza, ordem e harmonia;
  • Os fogos, buzinas, apitos e gritos de alegria espantam os maus espíritos;
  • O vestir roupas novas remete o espírito da renovação do ano.
Cores para ano novo

Cores para ano novo

Festejar o Ano novo junto dos amigos e da família significa fechar o ano que se passou com chave de ouro e iniciar um novo ano repleto de esperanças e novas motivações. O entusiasmo com que fazemos a contagem regressiva para a virada traz forças e animação para encararmos de frente os próximos 365 dias. A partir daí, sabemos que tudo pode ser diferente na carreira, no estudo, na família e no amor.

Buquê de rosas brancas

Buquê de rosas brancas

Dar presentes pode ser uma das melhores formas de homenagear aqueles que fizeram parte do seu ano e que o fizeram valer a pena. Um buquê de rosas brancas, rosas amarelas ou rosas vermelhas para sua esposa, noiva, namorada ou mãe, pode ser um bom presente para a virada do ano. Para os homens, uma alternativa de presente para o Réveillon é a velha e boa garrafa de champanhe. O importante é encerrar o ciclo velho e começar o ciclo novo com o pé direito, contando sempre com a família e com os velhos amigos, pois esses são para sempre.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>