Saiba mais Sobre a História do Perfume e as Flores

14/08/2013

As formas de uso do perfume acompanharam o desenvolvimento das civilizações. Em várias partes do mundo, o perfume começou a ser usado para fins diferentes. No Egito Antigo, por exemplo, os perfumes eram usados em rituais religiosos, sendo queimados em oferta a deuses, e, na Grécia Antiga, eram usados para fins medicinais.

perfumes

perfumes

No Século XII, em forma de fragrância, os perfumes passaram a ser usados para a higiene pessoal e para a prevenção de doenças. Desde então, seu uso como fragrância tornou-se cada vez mais intenso até que, no Século XIX, França se consolidou como a capital mundial da perfumaria. O perfume foi considerado item de luxo por muito tempo, enquanto hoje está cada vez mais acessível, deixando de ser privilégio de poucos.

Flores como matéria prima

Perfume das flores

Perfume das flores

Entre as principais matérias primas na fabricação de perfumes, estão as flores. Uma fragrância, do gênero mais comercial, geralmente é composta pelas seguintes espécies de flor:

– Rosa: as rosas estão disponíveis numa grande variedade de formas e possuem diversos significados conforme a cor que apresentam.  Por exemplo, rosas Vermelhas: simbolizam adoração, amor, paixão e respeito; já as rosas laranja, entusiasmo e desejo.

Rosa

Rosa

– Jasmim: de perfume adocicado, é um dos aromas pilares da perfumaria. Na China, misturam-se flores de jasmim com folhas de chá, sendo uma mistura bastante apreciada pelos sínicos. Os jasmins são conhecidos como o símbolo da beleza e da sensualidade.

Jasmim

Jasmim

– Gardênia: seu aroma já foi inspiração de boleros e, embora não seja uma espécie da família dos jasmins, rendeu-lhe o nome popular de jasmim-do-cabo.

Gardênia

Gardênia

– Lírio: múltiplas espécies de lírios também ganham o nome de açucena. Conforme um dos pensamentos de Feng Shui, representa o verão e a fartura. Significam o amor eterno e a pureza.

Lírio

Lírio

Compartilhe este artigo

2 Comentários para “Saiba mais Sobre a História do Perfume e as Flores”

  1. Rosa Maria de Oliveira

    amei esta pagina; queria muito que voces falassen mas das rosas brancas por favor

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>