Saiba Tudo sobre as Begônias: As Flores da Jovialidade

Saiba Tudo sobre as Begônias: As Flores da Jovialidade

As begônias são flores que representam jovialidade e fertilidade. Saiba mais sobre estas lindas flores, como cultivá-las, suas curiosidades e muito mais.

As begônias são as flores que melhor representam a fertilidade e a jovialidade. Estudiosos afirmam que pode haver mais de mil espécies dessa flor tropical, que se desenvolve melhor num clima morno, entre os 20 e os 28 graus. Elas são originárias de vários países do continente americano, como o México, o Brasil e da região dos Andes. Florescem naturalmente em locais ensolarados, mas com boa umidade, em florestas fechadas ou até mesmo em savanas com trechos mais irrigados.

Begônias

Begônias

Essas flores são muito usadas em paisagismo e decoração, algumas de suas espécies possuem folhas grandes e coloridas que assumem a forma de um feijão (chamado de reniforme) e são as preferidas dos jardineiros na hora de montar um contraste com outras plantas, como as rosas e as bromélias.

A sua folhagem única destaca-se em cores como o bronze, o vermelho e o rosado, e embeleza um jardim em meio ao tom verde-escuro, tradicional em outras flores. As espécies conhecidas como “tuberosas” são outro motivo para a preferência dessa flor por quem faz do cultivo uma arte. Essas espécies de begônias podem ser armazenadas fora da terra, durante um período curto de tempo, tornando-se uma das plantas mais duradouras.

Begônia Champanhe

Begônia Champanhe

A sua característica de jovialidade pode ser vista nas espécies conhecidas como Asa de Anjo. Suas folhas verdes e vermelhas têm forma de coração, dispostas em cachos que pendem dos galhos finos, florindo o ano todo. As pétalas apresentam-se juntas umas às outras, lembrando asas – uma verdadeira festa para a criançada, que fica encantada com os seus atributos, fazendo das begônias favoritas também dos jardins brasileiros.

As begônias possuem certo elemento rústico. Mesmo precisando de poucos cuidados no seu dia a dia, elas enfeitam e alegram qualquer ambiente durante um período indeterminado, e suas atraentes flores podem ser brancas, vermelhas, rosas, amarelas ou laranjas, entre outros tons intermediários. Embora elas nasçam e murchem durante o ano inteiro, a planta permanece viçosa e forte.

Vaso de Begônias

Vaso de Begônias

As begônias em vasos delicados, com embrulho em papel decorativo, são presentes cada vez mais populares para se oferecer às mulheres ou às mães no seu dia. Esposas e namoradas também podem ser surpreendidas com buquês de begônias por companheiros desejosos em começarem a própria família ou amigos desejando boa sorte neste empreendimento pessoal. As begônias são um dos presentes mais singelos para se oferecer aos amigos em geral.

12 Comentário(s)

  1. Maria Helena disse:

    Boa tarde!
    Você saberia dizer se dá pra replantar galhos que se rompem pelo peso?
    Tenho uma begônia que está dando muitos brotos e isso está fazendo com que seus galhos pesem muito e se rompam. Tentei escorar alguns, mas outros não resistiram.
    Será que se recolocá-lo na terra profundamente ele enraizará?

    Adorei o blog e as informações. Um abraço!

  2. Cristiane disse:

    Tenho uma begonia igual a essa ultima da foto, cor salmao, e a raiz esta apodrecendo, mas ela ainda esta bonita, como posso fazer mudas?
    Obrigada

  3. Maria de Fatima B da Silva disse:

    Gosto de todas as flore, sou apaixonada mesmo., tem um porem compro sempre essas mini-rosas, no supermercado, nao demorao muito, comecam a muchar, ficou muito triste, mudo a terra,coloco adubo animal, terra comum, porem elas morrem,.
    O que faço por favor me ajude.
    Fiquem com Deus

  4. Artur Ribeiro disse:

    Gosto muito desta página,ajuda-me muito.Obrigado

  5. eliane do nascimento souza moura disse:

    Muito obrigada pela dicas. Amei, porque gosto de todas plantas. Inclusive begonia e margagridas!

  6. Margarete xavier disse:

    tenho uma na cor vermelha ela começou a ficar murcha e as folhas amareladas estou triste pq ganhei do meu esposo o que faço para recupera-lá.

  7. Érica disse:

    As roseiras apreciam o barro e pouca água e sol pleno.
    Eu cultivo várias espécies.
    Minirosas coloridas e bicolores.
    Espero ter ajudado.

  8. CRISTINA CARVALHO disse:

    Pois é. Acho que plantei as begônias que eu me dei de presente em uma jardineira não muito alta..
    E os galhos estão caindo. O que faço? Se eu cortar esses galhos, posso replantá-los juntos aos outros? Obrigada

  9. Conrad disse:

    A mesma duvida da Maria Helena acima

  10. Daiane dias Curvello disse:

    Ótimas dicas amei…..

  11. Ester disse:

    Amo as Begônias. Gostaria de saber sobre a duração de vida delas.
    Obrigada.
    Um Abração!

Matérias relacionadas