Saiba Como Cuidar das Orquídeas Bambu
As Orquídeas Bambu são muito bonitas e muito utilizadas em lugares tropicais. Saiba mais sobre como cultivá-las em sua casa, em seu jardim. Confira dicas de cultivo e erros mais comuns.
Rústicas, as orquídeas bambu impressionam pela beleza e resistência. A espécie pode ser plantada na terra ou em vasos, aguenta o sol forte e chega a até 2,5 metros de altura. Quem tem um bom espaço ou jardim em casa não resiste em cultivar a planta. Mas alguns cuidados são importantes para que ela permaneça vistosa, saudável e não quebre.
Saiba mais sobre as orquídeas bambu
As orquídeas bambus são plantas típicas do sudeste asiático. Conhecidas cientificamente por Arundina bambusifolia, elas se adaptam bem ao clima quente. Seu nome se deve aos seus longos pseudobuldos que carregam folhas finas e assemelham-se de fato a bambus. A floração com cerca de 9 cm costuma aparecer somente durante alguns dias ao longo do ano, sempre nas pontas dos galhos. Elas são coloridas e perfumadas, características que atraem abelhas, besouros e borboletas.
Principais cuidados com as orquídeas bambu
As orquídeas bambu se adaptam melhor em ambientes com clima entre 25º C e 30º C. Mas elas podem suportar, por pouco tempo, temperaturas muito frias, de 10º C, e até muito quentes, de aproximadamente 40º C.
O local também precisa ser bem iluminado. Quando cultivadas à sombra, as orquídeas bambu alongam seus ramos e se curvam em busca do sol. Seu formato acaba sendo prejudicado e essa condição afeta a floração.
Essas plantas precisam ser regadas diariamente, durante temperaturas mais quentes. Alterne a tarefa quando o clima estiver mais ameno. Em épocas frias, a irrigação pode ser suspensa. Também é importante atentar-se quanto à quantidade de água, já que o seu excesso pode matar as plantas.
As flores devem ser protegidas do vento e de geadas. Diante dessas situações climáticas, o mais recomendado é colocar o vaso dentro de casa. Se elas estiverem plantadas ao ar livre, devem ficar cercadas por outras plantas para se proteger.
As orquídeas bambu podem ser prejudicadas por pragas. Para evitar que isso aconteça, fique sempre atento às plantas. Caso esse problema surja, utilize produtos específicos que podem ser encontrados em lojas especializadas. Conte com a ajuda de um profissional para encontrar o pesticida adequado e siga as instruções do rótulo ao aplicá-lo.
Obtenção de novas espécies de orquídeas bambu
Para manter a sua orquídea bambu saudável, você deve aplicar adubo orgânico a cada dois meses. Quando perceber que elas estão dando brotos (conhecidos como keikis) no meio ou na ponta dos ramos, você pode replantá-los para obter novos exemplares da planta.
Os keikes precisam apresentar duas ou três raízes de pelo menos 5 cm para serem destacados da planta. Plante-os em vasos com esfagno em volta das raízes e mantenha-nos a meia sombra. Aplique adubo NPK 10-52-10 diluído em água para estimular o desenvolvimento da muda. Quando perceber que ela está crescendo, você pode transplantá-la em terra e areia com composto orgânico.
Ornamentais e belas, as orquídeas são ótimas opções para presentear com bom gosto. Encontre lindos arranjos dessas flores na Giuliana Flores!
27 Comentário(s)
Adorei a Aula de Hojé ! Gostaria de saber sobre as Primaveras ? Que me encanta muito! Que vitaminas posso aduba-lãs e as Azaleias ! Tb eu adoro! Muito Grata!
eu tenho umas 8 vasos desta orquidias bambu porém elas me dão lindas flores o ano inteiro agradeço pela dicas grande aula?
Bom dia Giuliana flores gostei das dicas de como cuidar das orquídeas muito obrigado
Amei as dicas, pois sou apaixonada p. Orquideas.
adoro qualquer planta , mas tenho especial carinho pelas orquideas.tenho uma pequena muda dessa espécie mas nunca floriu e tá difícil ela ficar bonita. vou seguir seus conselhos e ver se ela melhora . obrigada
Eu sempre recebo as suas ofertas,mas desconhecia esse lado tão lindo e educativo deste site.Fico agradecida por vcs terem tando cuidado em nos oferecer essas aulas e nos darmos tantas belezas ,que Deus nos oferece com muito amor..Um grande abraço a todos da equipe.
Muito boa reportagem….eu tenho e achei boa explicação…obrigada!
quero saber
se tem mais cores alem da branca e a mais com a meia p o magenta
as orquideas sao um encanto
sou apaixonadas por orquideas
Adorei as explicações…eu tenho algumas mudas de orquídea bambu, q estão feinhas, vou cuidar melhor delas, obrigada!!!
Minhas orquideas do jardim estão com pulgão já coloquei algus remédio e não consigo acabar com a praga voces tem algum tipo de remedio para indicar ? Grata
Tenho as orquideas bambu, gostaria de saber se retiro os brotos que ela da na ponta apos as flores?e quando saõ quebradas, o que faço?
As orquídeas bambu que eu tambèm adoro , produzem mudas nos galhos quando a floração
está quase no final, nasce um broto que pode ser replantado.
Achei alguns pes de orquídea bamu na rua e resolvi planta-las em casa, da maneira mais rude possível.
Se pegar será uma dádiva da natureza. Vou cuidar com carinho
Maravilhoso mundo das orquídeas, aprendi muito com esta informação, obrigado!
obrigada -pelas explicações, gostei muito.
Olá, tenho um canteiro com várias orquídeas bambu, notei q a parte de baixo está um pouco seca e marrom, por que será? Estou em dúvida se estão morrendo. Posso enviar fotos, me ajuda 🙂
nossa como e linda esta orquídeas , e muito obrigado pelas dicas..
Tenho no meu jardiam duas grandes moitas da orquidea bambu lilás. Foram plantadas há mais de dez anos.
Pouquíssimas vezes eu as vi sem flor. Elas mantém flores o ano inteiro.
Parabéns pelas informações, as nossas orquídeas bambu estão secando. O que fazer?
Oi. Adorei o blog. Eu gostaria de saber por que as mudas da orquídea bambu, ficam amareladas?
GOSTEI DO ARTIGO , OBRIGADO
Dicas fantásticas, estou cuidando de orquídeas já faz um tempo e essas dicas me ajudaram muito!
Como acabar com formiga que sempre atacam meu vaso de orquídea bambu?
Olá Rita!
Uma forma simples e barata de repelir as formigas é borrifar água com detergente. Outro método utilizado é o fumo, para prepará-lo é necessário ferve-lo com água e depois borrifar na planta. Além de ajudar a repelir formigas ele ajuda a controlar pulgões.
Beijos Giu
Adorei tenho umas mudinhas agora fiquei sabendocomocuidar delas obrigada