5 dicas de como organizar a casa e deixar tudo mais bonito com flores na decoração

5 dicas de como organizar a casa e deixar tudo mais bonito com flores na decoração

Estamos entrando no ano de 2022. Que tal começar as coisas de um jeito diferente? Vamos dar o primeiro passo […]

Estamos entrando no ano de 2022. Que tal começar as coisas de um jeito diferente? Vamos dar o primeiro passo para essa nova etapa atraindo bom astral para a nossa casa. O que acha? E sabe como? 

Simples. Primeiro, antes de tudo, limpeza; esse é o segredo para tornar qualquer cenário mais agradável. Depois, jogando novas cores e aromas pelos ambientes. E, ao mesmo tempo, colocando tudo em ordem. Mas sabe como organizar a casa?

Bem, vamos falar sobre isso e muito mais no texto a seguir. Trouxemos dicas especiais sobre como organizar a casa e, ao mesmo tempo, também sobre como deixá-la ainda mais linda com vasos e arranjos de flores. Confira.

#1 Bancada do banheiro

Vamos falar de organização e flores. Iniciando com os banheiros. Estes são ambientes que requerem muita atenção, pois sua manutenção afeta demais a nossa saúde. E, além disso, para facilitar a rotina, é fundamental que este local da casa esteja sempre o mais impecável possível. 

Limpeza é importante, assim como organização. O problema é que é fácil encontrar a desordem em banheiros, por conta dos itens pessoais espalhados sobre a bancada.

Uma boa ideia é tentar agrupar estes itens menores em pequenas cestinhas dispostas em nichos de parede e dentro do gabinete ou prateleiras sob a pia. 

Além disso, o que precisar ficar sobre a bancada pode ser disposito em conjuntos de potinhos de vidro bem estilosos – incluindo cotonetes e sabonetes líquidos. E os mesmos, assim como frascos de perfumes, podem ser reunidos sobre uma sofisticada bandeja, combinando com outros metais próximos.

E sabe o que mais? Dentro desta mesma bandeja, para decorar o banheiro e deixar o ar local mais agradável, pode-se colocar um lindo arranjo de flores. Aliás, são flores que se dão muito bem em banheiros: lírio, violeta, rosa do deserto e kalanchoe.

Marcela Meira Passamani

#2 Sobre mesinhas e aparadores

Flores também ajudariam a alegrar a decoração de muitos outros ambientes da casa. Começando pelas salas, onde pode-se colocar arranjos baixos em mesas de centro e racks, e altos em mesas laterais. 

Estas também são áreas que precisam mostrar certa organização. Conseguir o equilíbrio visual é muito bom. Nesse caso, a simetria pode ser uma grande aliada – mesmo a simetria-assimétrica, obtida por “semelhantes de pesos iguais” em lados opostos.

E não tem área neste ambiente que necessite mais da nossa atenção do que a área de jantar. Precisamos tratar esta zona para que ela seja muito agradável, fazendo as pessoas se sentirem confortáveis para realizar suas refeições. 

Dá uma impressão melhor se o setor de apoio estiver sempre em ordem. É o caso do aparador ou balcão buffet. Sobre este móvel também podem ter grupos de objetos unidos em bandejas, como mini copa. E, mais uma vez, podemos fazer uso de um lindo arranjo para dar um toque sofisticado à decoração. 

Ana Yoshida

#3 Sobre prateleiras e estantes

Em diferentes pontos da casa podemos ter as estantes como solução de organização e otimização de espaços – por exemplo, em hall de entrada, sala e cozinha. 

Um erro muito comum que as pessoas cometem é achar que precisam preencher todos os nichos destes móveis. E quanto mais objetos espalhados sobre suas prateleiras pior a impressão que temos dos ambientes, como se eles estivessem sujos e desorganizados.

Para deixar a decoração parecendo mais moderna e requintada, a regra é a seguinte: menos é mais. Menos objetos e objetos com menos detalhes extravagantes ou diferenças muito grandes em termos de linguagem. 

Tudo deve seguir uma coerência. A paleta de cores deve ser reduzida também. E, de novo, objetos pequenos, como controles remotos, devem ser colocados dentro de gavetas, cestinhas ou caixas organizadoras.

E olha que solução extraordinariamente curiosa a apresentada na imagem a seguir. Uma estante onde os livros foram todos encapados para amenizar ainda mais a poluição visual. E repare no vaso de ponta cabeça. Ele não está errado. Trata-se de um Sky Planter, um tipo de vaso exatamente para ser usado de cabeça para baixo. São flores recomendadas para ele: Antúrio, Bromélia, Gerânio, Lírio da Paz, Orquídeas e muitas outras.

Très Arquitetura

#4 Em quarto e escritório

Quartos e escritórios são quase sempre ambientes opostos nesta organização. Geralmente, quem mantém o escritório bem arrumado se preocupa menos com guarda-roupa e vice-versa. Só que para manter o ritmo acelerado da vida, é bom manter as duas áreas sempre em ordem. As dicas que podemos dar nesse sentido são:

  • Deixar o mínimo possível de objetos sobre as bancadas.
  • Tentar criar uma ordem para tudo, visando não a estética, mas a funcionalidade dos sistema e a rapidez das suas ações, como expôr na parte da frente das prateleiras o que usa com mais frequência e “jogar” para trás coisas que só serão relevantes em outros períodos ou estações;
  • Quadro de recados são muito bons para organizar lembretes e fotos de família;
  • Luminárias em pontos estratégicos devem clarear pontos escuros dos ambientes, tornando-os mais agradáveis;
  • A cor azul, em diferentes intensidades, é excelente para os dois ambientes, transmitindo tranquilidade e seriedade; mas toques de laranja ajudam na concentração, além de trazer mais alegria e energia;
  • Mais alegria ainda pode-se obter através dos vasos de flores, solução perfeita de personalização de decoração; 
  • São opções para quarto a lavanda, lírio, gardênia e gérbera; 
  • E para escritórios as flores bromélia, violeta, flor da fortuna e orquídea.

#5 Na varanda

Por fim, não podemos nos esquecer da varanda. Algumas pessoas pensam que esta é uma área de depósito da casa. Não mesmo. Trata-se de uma zona que precisa estar sempre muito bem limpa e arrumada, pronta para quando se quer receber amigos. 

Além do mais, eventualmente, ela também pode ser utilizada como zona de preparo e degustação de alimentos ou mesmo escritório e brinquedoteca.

Quanto menor o espaço for, maior precisará ser a nossa criatividade.  O ideal é explorar a verticalidade deste local. Montar um jardim vertical é uma boa pedida. Móveis para este cômodo só multitarefas, maiores aliados da organização. 

Uma ideia é substituir as tradicionais cadeiras por pequenos banquinhos baús, que também podem servir de pedestais para vasos. Flores, neste caso, orquídea, bromélia, petúnia e agerato, por exemplo.

Vamos lá , experimente, com flores, sua casa sempre fica mais bonita!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas