Orquídeas – Aprenda a Cultivar estas Lindas Flores

15/05/2013

A orquídea está entre as flores mais belas e admiradas da natureza. Apesar de sua aparência frágil, a planta, que teve origem na América, é bem resistente. Dessa forma, com alguns cuidados simples é possível prolongar a vitalidade das orquídeas por um tempo maior.

Orquídea

Orquídea

Para conservá-las bem, seja em vasos ou arranjos de flores, é preciso, em primeiro lugar, escolher o local mais apropriado para que o seu desenvolvimento seja eficaz. Caso planeje plantá-las, o vaso a ser utilizado não pode ser muito grande ou largo – o tamanho da boca deve variar entre 15 e 20 cm de diâmetro – e precisa ser feito, preferencialmente, de fibra de coco ou de xaxim. Outros bons lugares para a plantação são os troncos das árvores, estacas ou placas de fibra. Essa flor não deve ser plantada na terra, e sim em substratos específicos a ela, sendo normalmente usadas as cascas de pinus.

O controle da temperatura é uma questão importante. As orquídeas se adaptam melhor ao clima ameno, o que torna necessário recorrer a uma leve refrigeração do ambiente caso as flores se encontrem em locais quentes.

Outro aspecto fundamental para a preservação das orquídeas é a luminosidade. Elas se adaptam a ambientes internos e externos, desde que não recebam luz de forma direta. Assim sendo, um local bem iluminado dentro de casa ou uma sombra de árvore são ideais para os seus cuidados. Para saber se a exposição à luz está sendo feita de maneira correta, basta observar as folhas: se estiverem amareladas, é indício de excesso de luz; se apresentarem folhas escuras, finas e alongadas, é sinal de falta de luminosidade.

Arranjos de orquídeas

Arranjos de orquídeas

No processo de manutenção das flores, a rega deve ser feita toda semana. Uma boa alternativa é mergulhar o vaso em um recipiente com água e deixar que todo o excesso escoe. Não é indicado utilizar pratos no fundo do vaso para evitar o acúmulo de umidade, condição que desagrada essa espécie. Borrifar água na planta com frequência em dias muito quentes é uma boa medida para mantê-la mais viçosa.

Para fazer a adubação, podem ser usadas misturas de nitrogênio, fósforo e potássio, ou adubos orgânicos compostos por torta de mamona em uma metade e farinha de osso em outra, aplicados uma vez por mês. Não é recomendado adubar as orquídeas no outono e no inverno por causa das baixas necessidades nutricionais da planta.

Imagens: conversademenina.wordpress.com, atosfatoseartefatos.wordpress.com

Compartilhe este artigo

38 Comentários para “Orquídeas – Aprenda a Cultivar estas Lindas Flores”

  1. clea de o luz

    Tudo relacionado a rosas e as orquídeas me interessa. Sou apaixonada por elas! Moro em Natal RN e aqui vejo pouco destas especies. Obrigada por falar delas! É maravilhoso!

    Responder
  2. Ivone Ribeiro

    Tenho muitas fotos de orquídeas, amo orquídeas, tive em uma chácara que tive em Parelheiros/Barragem, mais de 200 pés de orquídeas. Quando quiserem fotos eu enviarei.

    Responder
    • vanda sobrinho da silva

      ivone estou mudando p/ parelheiros,e estou querendo montar umorquidario. gostaria de saber se é dificil.
      desde já obrigada

      Responder
  3. Ana sampaio

    Adorei essas dica adoro Orquídeas tenho . Obrigado pelas dicas !!!

    Responder
    • Olá, Rosangela!
      Para trocar as orquídeas de vasos, depende do tipo de crescimento que eles possuem e do seu gênero. Qual é a sua orquídea?

      Responder
  4. Clauzeli Vicente de Lima

    Adoro orquideas são minhas preferidas, tenho algumas espécies,moro em RIO NEGRINHO SC onde é mt frio, por esse motivo ke não tenho mts. É trbalhoso o cultivo delas, mas estou conseguindo. Vai valer a pena. UM ABRAÇO

    Responder
  5. Amo orquídeas,tenho algumas,porém não sei onde deixá-las,pois me mudei para um apto.
    Estou triste por ter que me desfazer delas…
    Existe alguma espécie que eu possa cultivar em apartamento?

    Obrigada!

    Responder
  6. odila berwaldt de barros

    adoro flores. tenho um jardim pequeno, onde cultivo elas com todo o carinho.são muito lindas !

    Responder
  7. maria aparecida lopes acorsi

    realmente as orquideas são irresistíveis,nossos olhos nem conseguem ver qual é a mais bela. Amo orquideas e tenhos alguns vasos. Todo ano tem a esposição de orquídeas em catanduva e eu sempre vou..hehhe.. não consigo vim sem trazer nada! Parabéns aos orquidarios. Consigo conviver com ela o dia todo e é a melhor terapia que existe. Parabéns!

    Responder
  8. meu nome è maria nilza soares guimaraes barbosa

    amo orquidias ja tive algumas mas morreram

    Responder
  9. EUNICE SILVA COSTA RAMOS

    ADORO ORQUIDEAS E A MINHA TERAPIA VOU A TODAS AS FEIRAS QUANDO ELES VEM A SALVADOR MORO EM APTO MAIS FAÇO DELE O MEU TEMPLO SAGRADO.Namaste.

    Responder
  10. nalda vargas

    tenho uma orquidea a mais de vinte anos que não dar flores, você pode me ajuda?

    Responder
    • Olá, Nalda!
      Bom, existem vários fatores para que uma orquídea não dê flores e um deles é a questão que elas necessitam ficar sempre úmidas, mas deve-se tomar cuidado para não colocar muita água! No blog iremos colocar mais dicas de cuidados com as orquídeas para que possa te ajudar! =]

      Responder
  11. Maria Madalena Silveira

    Oi, ganhei uma orquidea amarela com vermelha, mto linda no dia das mães, gostaria de saber que espécie é e como devo trata-la, para que permaneça linda como esta. Obrigada.

    Responder
  12. Eugênia Grigulis

    Podei minhas roseiras e gostaria de saber como consigo fazer mudas com os galhos.Tenho vários tipos de orquideas que sempre vou nas exposições e procuro comprar algumas…Se puder me ajudar ficarei muito agradecida.

    Responder
  13. AnairCalegari de Lara

    Amo orquideas mas não cei como tratalas acabam morendo facilmente , ou então não florecem . Se puder me ajudar agradeço !

    Responder
  14. cacilda nunes bracelares

    minhas orquideas nao dão flor. O que faço? me ajuda estou perdendo todas que compro…

    Responder
  15. Maria celimar gomes de castro

    Adoro está planta, se eu pudesse minha casa era cheia de plantas de preferencia só de orquideas .

    Responder
  16. rita de cassia n barbosa

    Algumas das minhas orquideas estao com folhas meio sem cor, ‘parece que tem bicho, mais nao vejo, so noto as folhas , se puder me ajudar

    Responder
  17. Maria Clélia

    Gosto mto. de flores. Tenho um pequeno jardim. Este ano, comprei 2 orquídeas floridas. Agora estão sem flor.Numa delas, está crescendo uma folha. O ambiente uma área bem iluminada(sol da manhã).Paredes de vidro.Agora, com o frio aqui do R.S., não sei como fazer?Deixar arejado ou fechar por causa do frio?

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>