Sustentabilidade no Jardim: Como Reciclar Vasos de Flores
No Blog da Giuliana Flores você aprende várias dicas para ser sustentável! Aprenda agora mesmo a como reciclar os vasos de flores que você não utiliza mais.
Sustentabilidade é um termo muito comum nos dias de hoje e se refere ao uso dos recursos naturais de uma forma que não comprometa as próximas gerações, alcançando o desenvolvimento econômico sem agredir o meio ambiente.
Esse conceito está além dos grandes meios de consumo e pode ser aplicado em tarefas simples do dia a dia, como na economia de energia e no reaproveitamento de artigos usados em casa. Quem gosta de flores, por exemplo, pode utilizar o vaso em outros ambientes do lar e do jardim com funções diferentes, não somente para colocar as plantas e drenar a água.
Suporte de novelos de lã
O vaso pode ser usado para segurar a lã em novelos, basta colocá-lo virado para baixo e passar o fio pelo buraco onde sai a água. Assim, a linha não irá emaranhar e a tarefa de fazer crochê ou tricô ficará muito mais fácil. Logo abaixo um exemplo de porta-novelo que pode ser imitado para os vasos de flores.
Artifício para eliminar pragas
Outro bom uso do artigo é na eliminação de formigas do jardim. Para isso, coloque o vaso virado para baixo de modo que seus furos fiquem do lado de cima. Então aqueça água em uma vasilha e, assim que ela ferver, despeje-a nos furos de drenagem.
Recipiente de madeira
Para casas que têm fogão de lenha ou lareira, uma boa sugestão é fazer um recipiente para guardar lenha e pedacinhos de madeira usando um vaso grande de cerâmica.
Porta-objetos
Você pode enfeitar o vaso com fitas ou pintá-lo com tintas coloridas e usá-lo para guardar revistas, canetas, lápis, pincéis e outros objetos que precisem ficar ao alcance em casa ou no escritório.
Assadeira
O recipiente também tem serventia na cozinha, podendo ser usado como assadeira. Basta pegar um vaso novo de tamanho médio feito de argila, colocar na água por 20 minutos e, em seguida, untar o interior com margarina ou manteiga. Feito isso, é só preparar a massa de pão e colocá-la para assar. Esse utensílio deixa o alimento dourado por fora e úmido por dentro.
Vaso de plantas com raízes pouco profundas
Exemplares menores podem ser usados ainda para o enraizamento de plantas com raízes superficiais. Para fazer isso, coloque vasos pequenos com a boca para baixo dentro de um vaso maior, adicione terra vegetal e plante as mudas, que, ao crescerem, sairão pelos buracos do objeto menor. O método é muito útil para quem quer cultivar temperos, hortaliças e plantas medicinais e dispões de pouco espaço.
1 Comentário(s)
Adorei! Excelentes ideias de sustentabilidade, reaproveitamento ee materiais. Muito bom!