Crie um Sistema de Reciclagem Dentro de Casa

Crie um Sistema de Reciclagem Dentro de Casa

A reciclagem é muito importante e contribuiu e muito com a sustentabilidade do planeta. Confira dicas de como criar um sistema de reciclagem dentro da sua própria casa.

A reciclagem é muito importante para a conservação dos recursos naturais do planeta. Para contribuir com a sustentabilidade, pequenas atitudes podem ser tomadas em casa sem dificuldade e fazer uma grande diferença. Reciclando o papel, por exemplo, tem-se outra fonte para a sua fabricação, poupando as árvores. Ao reciclar o plástico, há uma diminuição no consumo de petróleo; e o metal, na extração dos minérios. Quanto ao vidro, sua reciclagem ajuda a preservar matérias-primas naturais usadas em sua fabricação, como areia e calcário.

Reciclagem dentro de casa

Reciclagem dentro de casa

Aprenda a separar o lixo

Com a constante conscientização da importância da reciclagem, a maioria das cidades já possuem pelo menos um ponto de coleta de lixo, também chamado de ecoponto. Normalmente ele é composto por três coletores: um amarelo, para coletagem do plástico e do metal; um azul, para coletar o papel (papelão, jornais, revistas, entre outros); e um verde, que recolhe o vidro. Em alguns lugares, há um coletor menor na cor vermelha, que recolhe pilhas. Aprender essa separação é uma das maneiras de ajudar a salvar o planeta.

Determine o tipo de recipiente e o espaço disponível

Antes de transferir o material reciclado para o ecoponto mais próximo, você terá que criar um “sistema” de reciclagem em casa. Para isso, primeiro escolha recipientes que possam ser reutilizados, como plásticos, caixas de papelão ou baldes e coloque-os em um ponto estratégico, ou seja, um lugar que seja de fácil acesso para toda a família.

Reciclagem

Reciclagem

Reciclando no dia a dia

Depois de montar o seu sistema, acostumar-se com as lixeiras certas será uma questão de hábito. Quando for jogar alguma coisa no lixo, preste atenção se o objeto em questão é reciclável. Procure um símbolo na embalagem que indique que material pode ser reciclado ou, se preferir, coloque um papel colado próximo aos coletores com uma lista do que pode ou não ser reciclado.

Imagens: maissolnasuavida.com.br, calper.com.br

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas