Saiba o que é a bioconstrução e como ela afeta o meio ambiente

19/04/2021

Você com certeza já viu uma casa feita  a partir de bioconstrução, mas sabe o que isso significa? A bioconstrução é um termo usado para definir as técnicas de construção de prédios ou casas usando elementos da natureza como, por exemplo, terra e fibras vegetais.

As construções feitas a partir de materiais naturais tem como objetivo reduzir a emissão de toxinas no ambiente e substituir a matéria-prima tradicional por opções de baixo custo com a mesma resistência e durabilidade.

Por que fazer bioconstrução?

O grande motivador do uso das bioconstruções é preservar o meio ambiente. Para isso, os arquitetos e engenheiros especializados escolhem para a produção de casas ou prédios matérias-primas naturais ou produtos reciclados como barro, bambu ou palha.

Além disso, eles buscam também outras soluções para construir um empreendimento sustentável como a energia eólica e solar, coleta e reutilização de água da chuva, coleta seletiva e reciclagem do lixo. Incrível, não é mesmo?

Bioconstrução

Bioconstrução

Conheça as principais técnicas de bioconstrução

Superadobe

O superadobe é uma técnica de bioconstrução que consiste basicamente em terra ensacada. Ela é produzida com sacos de ráfia preenchidos com uma massa de terra local umedecida até o ponto de parecer uma farofa. Após estarem cheios, os sacos são alinhados para a formação das paredes da construção. A estrutura fica tão forte que suporta até o peso de telhados.

Construção de superadobe bioconstrução

Construção de superadobe

Adobe

O adobe é o nome daqueles tijolos feitos com terra, muito comuns nas regiões sudeste e centro oeste do país. Essa técnica consiste na criação de pequenos tijolos produzidos a partir de formas retangulares preenchidas com massa de terra. Depois de preenchida e desenformada, a massa fica secando por aproximadamente 15 dias até ser utilizada na construção de paredes.

Construção feita de adobe

Construção feita de adobe

COB

É uma estrutura bastante resistente feita a partir da mistura de 50% de argila com um pouco de areia. A essa mistura é acrescentado palha seca. Para aplicá-la, basta fazer um processo similar à massa de modelar, pois ela é feita sem escoras, formas ou gradeamento.

Casa feita com técnica COB

Casa feita com técnica COB

Pau a pique

Esse processo de bioconstrução também é conhecido como casa de taipa. A sua técnica consiste em usar terra, com pelo menos 40% de argila, bem molhada ao ponto de quase se tornar lama. Ela serve para preencher os estrados ou grades verticais feitas com cipós, galhos grossos e varas. Esse tipo de construção é muito popular nos estados do Norte e Nordeste do Brasil.

Casa de pau a pique

Casa de pau a pique

Fardos de palha

A técnica de construção de casas com fardos de palha é usada na criação de paredes feitas de grades de madeiras e recheadas com fardo de palha grossos. Além de ser o processo mais rápido e barato, ele protege bem do frio, do calor e tem alta durabilidade.

Casa construída com fardos de palha

Casa construída com fardos de palha

Qual a diferença entre bioconstrução e construção sustentável

Apesar de conterem muitos pontos em comum, como a preservação do meio ambiente, os conceitos de bioconstrução e construção sustentável guardam diferenças importantes entre si, confira.

Bioconstrução: A bioconstrução tem como premissa a preservação do meio ambiente usando materiais encontrados na natureza para a construção de casa ou prédios.

Construção sustentável: A construção sustentável tem a mesma ideia de preservar o meio ambiente, porém aceita a atualização de técnicas modernas de construção para atender às necessidades dos futuros moradores.

Gostou de conhecer esses novos conceitos de construção? Veja mais exemplos na seção de sustentabilidade do Blog da Giu!

Que tal decorar a sua casa com uma linda florzinha? Veja a coleção de flores plantadas da Giuliana Flores. Está linda.

Compartilhe este artigo

15 Comentários para “Saiba o que é a bioconstrução e como ela afeta o meio ambiente”

  1. Avatar
    jussevaldo ribeiro da silva

    gostei muito dos seus projetos de construir casas sem destruir o meio ambiente

    Responder
  2. Avatar
    Neusa Maria da Silva

    Achei interessante este assunto. Tenho uma casa que o terreno tem muitas minas.Gostaria que me mandassem algo sobre este assunto.Como construir uma casa neste terreno.Quais as primeiras providencias a serem tomadas antes da realização de começar a construção.

    Responder
  3. Avatar
    Wiltongaloforte

    Gostaria de receber através de e-mail como usar tais materiais , como quantidades a mistura entre os mesmo para construção , principalmente no estilo COB , de preferência em todos os estilos .

    Obrigado

    Responder
  4. Avatar
    MARLINEZ HERINGER

    ADOREI, PARABÉNS PARA TODOS QUE TIVERAM ESSA MARAVILHO IDEIA.

    Responder
  5. Avatar
    Valdet d Oliveira

    estou encantada com o q vi estou pensando em comprar um terreno e comecar a construcao poderiam me enviar mais projetos d construcao firei muito grata pela atencao abrcsssss

    Responder
  6. Avatar
    socorro de souza

    muito interessante antes ninguem dava valor a casa de taipa hoje descobrimos que as coisas simples
    faz bem pra saude e meio ambiente

    Responder
  7. Avatar

    gostei muito da casa pau á pique,aquela de dois pisos,gostaria de fazer uma igual ou até mais simples,na minha pequena chacara,mas ainda ñ sei onde conseguir material e pessoas que trabalham ….

    Responder
  8. Avatar
    maria elieuda

    gostaria de mais informações de casas de taipa.minha região e rica em barro de grande qualidade,tenho sonhos de fazer casas pra quem não tem moradia,nem condições de construi,quero encontrar pessoas que querem realmente transformar idéias em realidade,obrigado

    Responder
  9. Avatar
    Sergio Mendes

    Eu também gostei muito da casa pau á pique,aquela de dois pisos,gostaria de fazer uma igual ou até mais simples,no meu terreno de 12 x 5 metros. Eu gostaria de saber onde conseguir material e pessoas que trabalham ….

    Responder
  10. Avatar
    Miguel Savietto

    Temos um projeto embrionario de bioconstrucao e permacultura em Ribeirão Pires. Aceitamos sugestões e oferecemos espaço e parceria para a prática de construção ecológica aos que querem multiplicar conhecimentos e prática .

    Responder
  11. Avatar
    narciso senna

    Muito interessante o artigo, moro na cidade de Santarém, no oeste do Pará, as margens do Rio Tapajós. A Pérola do Tapajós , como é conhecida a cidade de Santarém tem como uma de suas maiores referencias o encontro das aguas das Aguas Azuladas do Tapajós com as aguas Barrentas do Amazonas bem em frente a cidade, e a Vila de Alter do Chão, que ficou conhecida como o Caribe Brasileiro, as belezas naturais da região é a característica de uma cidade no interior da Amazônia. Possuímos um pequeno lote medindo 15X30, e onde pretendemos construir nossa residência, eu minha companheira e tres filhos, ficamos muito empolgados com a possibilidade do uso da bioconstrução, uma prefeita união de harmonia com o meio. Gostaríamos de ter informações sobre projetos e técnicas e matérias que poderíamos utilizar e formas de construção. Destacamos que a região é rica em solo argiloso, afinal de contas estamos no centro da Amazônia brasileira.

    Responder
  12. Avatar
    evandro

    gostei muito das ideias , pretendo fazer uma construção circular, , estou pensando em pau-a -pique , é possivel fazer isso? construção circular em pau-a-pique, quais cuidados devo tomar , pois pretendo construir com um diametro de 12 metros… que tipo de telhado é mais recomendável ? obrigado

    Responder
      • Avatar

        Olá Gyelei! Você pode entrar em contato através do telefone 113383-1700. Beijos Giu

        Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>