Dicas de Como Lavar Roupa de Forma Sustentável

6/09/2013
Como lavar roupa

Como lavar roupa

Cresce cada vez mais o número de pessoas conscientizadas com a importância de criar atitudes sustentáveis em seu dia a dia. Um dos pontos mais discutidos quando falamos em sustentabilidade é a economia de água, nosso bem maior, a principal fonte de vida.

Grande parte dos habitantes do mundo todo não sabe economizar água e cometem desperdícios exorbitantes. Estudos estimam que mais da metade da população mundial pode ficar sem ela em 2025 – o que já podemos perceber em algumas partes do planeta.

atitudes sustentáveis

atitudes sustentáveis

Para que isso não afete nossa vida e a de nossos descendentes, é fundamental tomar algumas atitudes, autoeducando a si e às pessoas com quem nós convivemos.  Algumas dessas ações são:

– Tomar banho rápido. Segundo especialistas, 5 minutos são o suficiente para estar limpo.

– Não lavar quintal e calçadas frequentemente. Varrer muitas vezes basta.

– Evitar deixar a torneira aberta enquanto cozinha ou lava louças e alimentos.

– Evitar deixar a torneira aberta também quando estiver escovando os dentes ou, no caso dos homens, fazendo a barba.

economizar água

economizar água

Outra ação muito importante que faz toda a diferença para o meio ambiente e o bolso é lavar roupa de forma sustentável. Isso implica diminuir o uso da máquina de lavar, deixando acumular as peças. Algumas pessoas tem o mau hábito de usar a lavadora para lavar pouquíssimas roupas, o que torna em um grande desperdício de energia, água e tempo. Nesse caso, vale a pena utilizar as peças mais de uma vez antes de levá-las à máquina, sejam elas vestuários ou roupas de cama, mesa e banho.

Ficar atento também ao estado da lavadora pode trazer economia. Antigas e danificadas geralmente acarretam um consumo alto de energia e desperdício de água. Assim, talvez seja a hora de tocar o eletrodoméstico ou solicitar a assistência de um técnico. Hoje muitas máquinas são fabricadas para economizar os recursos do ambiente – o que confirma isso é o selo do Inmetro.

Lavando Roupa

Lavando Roupa

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>