Saiba tudo sobre Semana do Meio Ambiente

Saiba tudo sobre Semana do Meio Ambiente

Você sabia que no dia 05 de junho começam as celebrações da Semana do Meio Ambiente? É isso mesmo? Para […]

Você sabia que no dia 05 de junho começam as celebrações da Semana do Meio Ambiente? É isso mesmo? Para não deixar você por fora do assunto na hora de participar da comemoração, a Giuliana Flores conta tudo sobre a data. Veja!

Quando surgiu a Semana do Meio Ambiente

A comemoração da Semana do Meio Ambiente existe no Brasil desde maio de 1.981, quando entrou em vigor o decreto lei nº 86.028. A primeira semana de junho foi escolhida para a celebração em virtude do dia 5 ser a data do Dia Mundial do Meio Ambiente, de acordo com as normas da ONU.

Ela foi criada como uma maneira de reforçar os conceitos do Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi oficializado pela ONU em 1972. Durante a primeira semana, uma série de debates, palestras e eventos são feitos para demonstrar a importância de cuidar da natureza e o impacto dela em nossa qualidade de vida.

Por que comemorar a Semana do Meio Ambiente?

A iniciativa que levou à comemoração da Semana do Meio Ambiente é reforçar a importância do consumo consciente de alimentos, diminuir a poluição e muitos outros pequenos hábitos necessários para que possamos preservar nossos rios, florestas e animais silvestres.

E quando se fala em preservação do meio ambiente, as boas práticas não estão relacionadas apenas às pessoas comuns. As indústrias têm um papel importante na manutenção do solo, florestas e todo o nosso ecossistema. Afinal de contas, sem natureza não há vida.

 

Mão de criança na terra na semana do meio ambiente

A Semana do Meio Ambiente é ideal para conscientizar as crianças

O que acontece durante a semana?

A Semana do Meio Ambiente é reservada para uma série de atividades, principalmente em escolas, que ajudam as pessoas a compreenderem a importância da natureza em nossa vida e, com isso, é possível preservá-la com a adoção de hábitos saudáveis. Entre as principais atividades dessa semana estão:

  • Coleta de lixo nas praias e parques;
  • Limpeza de hortas e jardins;
  • Plantio de mudas de árvores em campos e parques públicos;
  • Workshops e palestra sobre consumo sustentável e preservação do meio ambiente.

Pequenos hábitos que preservam o meio ambiente

A celebração da Semana do Meio Ambiente, é o momento em que pessoas importantes ajudam a demonstrar para a população como é simples colaborar com a preservação da natureza. Conheça as pequenas atitudes que ajudam a cuidar melhor de nossas florestas, rios e todo o ecossistema.

  • Coleta de lixo seletiva;
  • Não desperdiçar água;
  • Reutilizar materiais plásticos para não contaminar o solo;
  • Consumo consciente de alimentos;
  • Evite fazer pescas em áreas e épocas de reprodução;
  • Não compre animais silvestres;
  • Sempre que possível, faça o replantio de árvores.

Gostou de saber sobre a Semana do Meio Ambiente? Visite a seção de sustentabilidade do Blog da Giu e conheça mais sobre o assunto.

Que tal comemorar a Semana do Meio Ambiente com uma linda florzinha em casa? Confira a coleção exclusiva da Giuliana Flores.

 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas