Telhados Ecológicos – Aliados da Sustentabilidade

20/05/2013

Os telhados ecológicos, também chamados de telhados verdes, se transformaram em ótimas soluções para oferecer mais conforto e qualidade de vida, principalmente aos moradores de centros urbanos. Essa grande cobertura verde pode ser montada sobre um telhado bem resistente para que ele se torne um jardim suspenso.

Telhado Verde

Telhado Verde

Para fazer o telhado ecológico, o primeiro passo é impermeabilizá-lo com lona vinílica, manta plástica ou outros materiais. Depois, coloque uma camada para reter água, que pode ser de brita ou de cacos de telha. Então, preencha a superfície com terra adubada ou substrato e finalize com uma cobertura para evitar a erosão. Essa cobertura pode ser montada com serragem, fibra de coco ou restos de aparas de madeira.

As plantas devem ser escolhidas com muita atenção para evitar danos ao telhado. A recomendação é utilizar plantas rasteiras, que tenham raízes mais curtas e não necessitem de manutenção permanente. Por isso, as plantas suculentas (cujos talos, folhas e raízes foram engrossados para poder armazenar água) e outras de sua família, como o carpete-dourado, a echevéria, o cacto-margarida, além das gramas amendoim e esmeralda, são boas opções para fazer o telhado ecológico. Para deixar o visual do telhado ainda mais bonito, uma dica é plantar também flores que sejam resistentes e exijam pouca rega.

Utilizar esse tipo de cobertura traz uma série de benefícios. No inverno, ela mantém uma temperatura agradável no interior da casa e, no verão, colabora com o resfriamento do ar, tanto interno, evitando o uso de ar-condicionado, quanto externo, o que reduz a intensidade das ilhas de calor que se formam nos centros urbanos. Esses telhados também ajudam a tornar o escoamento da chuva mais lento. Com uma maior retenção da água, os alagamentos podem ser reduzidos e até mesmo evitados. Outra vantagem é o conforto acústico que proporcionam, pois absorvem uma parte do ruído externo.

Telhados Ecológicos

Telhados Ecológicos – Prédios

Além de residências, o telhado verde pode ser instalado nas coberturas de prédios, fábricas e outras edificações. Usando a criatividade ou investindo em um projeto paisagístico, esse tipo de telhado se transforma em uma atração a parte na decoração de qualquer imóvel e, se instalado sobre uma estrutura altamente resistente, pode tornar-se uma verdadeira área de lazer para as pessoas usufruírem do espaço em contato com a natureza.

Como a conversão de dióxido de carbono em oxigênio feita pelas plantas purifica o ar, o telhado ecológico é um importante agente no combate à poluição e ao aquecimento global, reduz os danos ao meio ambiente e torna as cidades aliadas à sustentabilidade.

 

Imagens: arkous.com.br, ecobriefing

Compartilhe este artigo

4 Comentários para “Telhados Ecológicos – Aliados da Sustentabilidade”

  1. terezinha braga

    Realmente suas flores são maravilhosa eu não canso vê-las e os arranjos alem de criativos belissimos.

    Responder
  2. Calhas jonna

    Impressionante como fica bonito um telhado verde, somado aos benefícios ao meio ambiente… Sensacional

    Responder
  3. Calhas jonna

    Impressionante como fica bonito o telhado verde, o beneficio ao meio ambiente é gigantesco, claro que a longo prazo estas áreas serão de extrema importância .

    Responder
  4. Ierecê Nogueira

    Inteligente, muito bacana, criativo e delicado Gostei muito, sem contar que esta cooperando para o BEM da natureza ..

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>