Vamos Salvar o Mundo: Colabore, Reutilize e Recicle!

Vamos Salvar o Mundo: Colabore, Reutilize e Recicle!

Atitudes sustentáveis são essenciais para podermos salvar o planeta. Por isso, confira tudo sobre as diferenças e como reutilizar e reciclar objetos.

Há muito tempo, o homem vem degradando o meio ambiente sem se importar com o mal que está fazendo a si e às gerações futuras. A resposta da natureza para nossa indiferença tem surgido com desastres naturais que parecem não ter fim.

Amigos do ambiente

Amigos do ambiente

Alguns danos causados

Com a deflorestação o oxigênio tem diminuído, e o dióxido de carbono, aumentado. Esse crescimento colabora para o efeito estufa. Além disso, o solo tem se tornado infértil, pois, uma vez que ocorre o desmatamento, os solos ficam sem proteção contra vento e chuvas, provocando o arrastamento de minerais para outros locais.

Já, com a água poluída,  os organismos vivos são prejudicados, e esse prejuízo atinge a cadeia alimentar e, consequentemente, alcança a saúde dos humanos. A poluição do solo é outro problema. Quando se polui essa parte do planeta – com fertilizantes, inseticidas, queimas, a péssima mania de jogar lixo no chão etc. – a terra, a vegetação, os animais e as águas são lesados.

Outra ação humana que tem gerado grandes transtornos à humanidade é o uso descontrolado dos recursos naturais, especialmente dos não renováveis (dos limitados): a água, o solo, petróleo, gás natural etc. Com o esgotamento desses recursos, todo o ecossistema é destruído.

Soluções para um mundo melhor

O que vamos fazer? Fechar os olhos e esperar que tudo se acabe? E as gerações futuras, nossos filhos e netos, como ficam? Precisamos agir, e os primeiros passos podem parecer pequenos, porém fazem grande diferença no final.

A atitude sustentável que mais está ao alcance de todos é a redução do uso dos recursos naturais, imprescindíveis à nossa sobrevivência. Esse consumo controlado pode estar baseado em duas palavrinhas: reutilizar e reciclar, que são empregadas geralmente como sinônimas – porém não são. Veja:

Reutilizar

Reutilizar é dar uma nova utilidade a objetos que seriam descartados no lixo. Móveis velhos ou antigos, por exemplo, podem ganhar uma nova roupagem e novas funções. É o que se pode ver na imagem a seguir. Perceba que um dos espaços propícios para receber esse novo objeto são nas áreas de jardinagem.

Reutilizando objetos

Reutilizando objetos

Quando você pega itens da cozinha e emprega em outros ambientes, dando-lhes novas funções, você está reutilizando. Confira algumas ideias:

Reutilizando itens da cozinha

Reutilizando itens da cozinha

Isso vale para seu jardim. Perceba como xícaras e garrafas podem ser transformar em lindos recipientes de flores:

Reutilizando objetos com flores

Reutilizando objetos com flores

Reciclar

Reciclar, por sua vez, é pôr os objetos num novo ciclo de produção. Atualmente existem várias técnicas de reciclagem, as quais têm movimentado consideravelmente o mercado, gerando novos empregos. A reciclagem é uma das palavras de ordem quando se fala de sustentabilidade. Ela gera economia de energia, novas matérias-primas para a produção de outros bens de forma mais econômica, comparada à fabricação feita do zero.

Reciclagem

Reciclagem

A coleta seletiva tem uma função fundamental nisso tudo. Quando os detritos são separados de forma correta, o índice de aproveitamento passa de 70 por cento. Para contribuir, basta ter duas lixeiras em casa: uma para os resíduos orgânicos (cascas de frutas e restos de verduras, por exemplo, que podem ser transformados em adubo) e outra para os secos (embalagens de vidro, jornais, latas, plástico e revistas velhas). Porém, para que todo o seu esforço não seja em vão, é necessário verificar se sua cidade possui programas de reciclagem, se não tiver, exija dos governantes.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas