Tipos de flores da primavera para cultivar no jardim de casa

Tipos de flores da primavera para cultivar no jardim de casa

Você sabia que, embora a primavera seja conhecida como a estação das flores, não é toda flor que gosta da […]

Você sabia que, embora a primavera seja conhecida como a estação das flores, não é toda flor que gosta da estação? Algumas espécies, como a amor-perfeito e a amarílis, preferem florescer no inverno, quando a temperatura é mais baixa.

Por isso, sempre verifique quais são as flores da primavera que mais gostam da estação, antes de começar a cultivar flores em vasos e floreiras no jardim. 

Para te ajudar nessa missão, montamos uma lista com algumas espécies de flores que amam a primavera e alegram qualquer decoração por meio das cores e perfumes inigualáveis. Conheça todas e escolha suas favoritas! 

Girassol 

O girassol é um dos símbolos da primavera. A única exigência no cultivo dessa flor é o local: ela precisa de luz solar direta para crescer saudável. Já o solo não pode ser muito úmido, pois o exagero da água enfraquece as raízes.  

Por ser uma flor alta (podendo atingir até 5 metros de altura), é comum que o girassol seja cultivado em jardins. Mas hoje em dia é fácil encontrar espécies em miniaturas para cultivar em vasos e garantir a beleza do sol na sua decoração! 

Gérberas

A gérbera faz parte da família do girassol e da margarida. A diferença é que ela apresenta uma cartela de cores enorme: são mais de 20 tonalidades diferentes, que variam entre o laranja, amarelo, branco e o vermelho… tem para todos os gostos. 

Ao contrário do girassol, que precisa da luz direta para sobreviver, as gérberas se desenvolvem melhor em locais frescos e sombreados. É a planta perfeita para cultivar no vaso dentro de casa e trazer um toque de cor para a decoração. 

Dica: corte dois centímetros na base do caule antes de colocá-la num recipiente com água – isso ajuda a absorção do líquido pelas hastes e faz com que o arranjo dure mais tempo. 

Rosa 

É impossível falar sobre as flores da primavera sem citar as clássicas rosas. 

O interessante sobre essa flor tradicional é que cada cor tem um significado. Você pode plantá-las no jardim para atrair algo para sua casa ou entregá-las de presente para alguém especial. 

  • Rosa vermelha: paixão, amor puro e força;
  • Rosa branca: inocência, paz e pureza;
  • Rosa cor de rosa: delicadeza e sensibilidade;
  • Rosa amarela: lealdade, amizade e amor incondicional.

Prímula 

A flor prímula é pequena e exige poucos cuidados. Isso faz com que ela seja uma excelente opção para quem está aprendendo a cuidar de jardins e canteiros de flores. 

Frésias 

Delicada e perfumada, a Frésia está entre as flores mais bonitas do mundo! 

Seus cachos multicoloridos são considerados símbolos da inocência, da amizade e da confiança. As principais cores são rosa, roxo, lavanda, vermelho, branco e amarelo.

Quanto mais luz solar a Frésia receber, melhor! Então prefira plantá-la no jardim para que seu perfume seja a primeira coisa que os convidados sintam ao entrar na sua casa. 

Lírio 

O lírio também é conhecido por seu aroma inigualável. 

Para cultivar o lírio é importante ter um solo rico em matéria orgânica e com iluminação do sol da manhã ou no fim da tarde – pois ele não sobrevive em locais muito quentes. 

A variedade de cores é outra característica marcante da flor. O mais fácil de encontrar é o lírio branco, que representa pureza e santidade; o amarelo está ligado a amizades com potencial para se tornarem grandes romances; e o lilás representa o matrimônio, a pureza e a maternidade. 

É uma planta mega especial para presentear alguém especial!

Petúnia

A petúnia é uma flor pequena e delicada que brota em formato de buquês amplos e viçosos e toma conta de todo o vaso. 

É uma flor excelente para cultivar em vasos altos, jardineiras e floreiras nas janelas e varandas de casa, pois não gosta de sol em excesso e o solo deve estar sempre umedecido.

Bônus: conheça mais flores lindas para cultivar no jardim 

A lista de flores da primavera para cultivar em casa é infinita!

Por isso, separamos mais algumas espécies que você pode plantar no jardim ou cultivar em vasos para trazer o frescor da primavera para sua decoração. 

  • Hortênsias;
  • Tulipas; 
  • Jasmim;
  • Camélia;
  • Orquídea;
  • Hibisco;
  • Bromélia;
  • Azaleia.

Ah, lembrando que todas as flores que citamos aqui são ótimas opções de presentes para surpreender alguém especial em qualquer data comemorativa. Escolha suas favoritas! 

Essas dicas de decoração foram criadas pela Equipe da Viva Decora

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas