Aprenda a cuidar das suas begônias com carinho

Aprenda a cuidar das suas begônias com carinho

Essa espécie é linda e deixa qualquer buquê muito mais charmoso. Mas, quer saber como cuidar dela? Nós te damos as dicas! Leia nosso post e saiba todas as curiosidades e cuidados que a begônia precisa!

A begônia é uma flor delicada que simboliza jovialidade e fertilidade. Para que elas floresçam e mantenham a beleza durante o ano, são necessários alguns cuidados especiais. Confira as dicas da Giuliana Flores e aprenda a cuidar das suas begônias com muito carinho.

Conheça a begônia

As begônias são flores características de regiões com clima tropical, como o Brasil.  Por isso, elas se desenvolvem melhor e ficam com suas flores mais bonitas quando vivem em temperaturas entre 20 e 28 graus e protegidas da luz direta do sol e das chuvas.

Ótimas opções para decorar qualquer ambiente, as begônias precisam de alguns cuidados em ambientes fechados para manter a sua beleza. Evite colocá-las em locais com ar-condicionado ou com pouca iluminação. Ah, mudanças bruscas de clima e excesso de água são fatais para a saúde da plantinha.

Saiba como regar sua begônia

Regar a begônia é muito simples. O ideal é fazê-la a cada quatro dias, molhando diretamente a terra do vasinho. Assim você mantém as raízes sempre úmidas. Mas tome cuidado, não exagere na água para não encharcar a terra.

Uma dica importante é: nunca molhe as folhagens e as flores. Assim você conserva a saúde e a beleza de suas plantinhas por mais tempo. Lembre-se que nos dias de calor intenso, ela vai precisar de mais água.

Escolha o espaço ideal para sua begônia

O principal cuidado que você deve ter quando for escolher o local para plantar ou o vasinho que vai suar para abrigar a sua begônia, é escolher um espaço que permita que ela se desenvolva naturalmente. Pois, se o espaço for pequeno para o desenvolvimento da raiz, a absorção de nutrientes fica prejudicada.

Por isso, ao ganhar ou comprar uma begônia, o interessante é preparar um local ou recipiente que permita o desenvolvimento natural da florzinha. Já que o nascer e renovação das flores duram o ano todo.

Linda Begônia Vermelha Plantada

Linda Begônia Vermelha Plantada

Qual tipo de solo indicado para cultivo?

O solo mais indicado para manter a sua planta saudável é um que seja rico em acidez e misto, já que ele tem concentração baixa de pH.  Prepare o solo para que parte dele contenha uma mistura de areia e terra. Na outra parte use húmus ou esterco da adubar. Fazendo isso, você garante um desenvolvimento saudável da sua plantinha.

Encante-se com a beleza da begônia

As cores mais comuns de begônias são as rosas, brancas, amarelas, vermelhas e laranjas. Há, porém, algumas flores raras que podem ser encontradas com tons de pétalas intermediários, o que cria um visual lindo e cheio de vida para qualquer decoração. É uma ótima opção de presente para aquela amiga que está inaugurando a casa nova.

Begônia Vermelha Para Dizer Que Te Adoro

Begônia Vermelha Para Dizer Que Te Adoro

 

Curtiu as nossas dicas para cuidar da sua begônia? Então, visite nossa categoria de jardinagem e encontre outras dicas para manter suas flores sempre belas e saudáveis!

Que tal aproveitar e presentear aquela pessoa querida com um lindas begônias plantadas? Confira a coleção exclusiva da Giuliana Flores.

24 Comentário(s)

  1. […] por muito tempo, fui  buscar informações sobre o cuidado e a manutenção no blog da Giuliana Flores . Acompanhem tudo, vejam como é fácil termos sempre esse variedade encantadora de begônias […]

  2. Elian disse:

    Amo plantas com flor. Amei todas.

  3. Teresa disse:

    Como cuidaresultado de begônia

    1. Teresa disse:

      Como cultivar begônia

      1. Gercino Ferreira de Santana disse:

        Como cultivar Begonha?

  4. marilene soares santos disse:

    MUITO LINDAS, GOSTEI LINDAS POSTAGENS.

  5. Roberta Benassuly disse:

    A rega da begônia é no prato ou direto na Terra?

    1. marithana disse:

      Na terra !
      Pelo menos eu faco assim as minhas estao lindas!

    2. Mik disse:

      Na terra não molhar as folhas e flores

  6. Nossa! Lindas essas plantas. Gostei do artigo e das dicas. Parabéns pelo excelente conteúdo apresentado

  7. gostei muito do seu artigo bem esclarecedor cada flores mais linda do que a outra

    ta de parabéns

  8. Mariangela disse:

    Comprei um pé de begonia mas acho que ela vai morrer o que fazer pra mudar esse quadro

  9. Elisa disse:

    Minhas begônia estão ficando feias e estão dando poucas flores o que será?

  10. Cristiane disse:

    Obrigado pelas dicas.Amei as postagens.

  11. Míriam disse:

    Ganhei de presente de aniversário, da sogra da minha filha, que por sinal é Miriam tb. Achei muita linda, e resolvi pesquisar como cuidar delas, a que ganhei são as vermelhas. Obrigada pelas dicas.

  12. Valter Antonio De Oliveira disse:

    amei as begonias

  13. Ana Paula disse:

    Bom dia! vocês trabalham também com mudas
    As Begônias são lindas maravilhosas adoro plantas flores em geral.

  14. Claudio disse:

    Pretendo montar um floricultura em breve e preciso entender mais sobre o assunto.

  15. Cristiane disse:

    ganhei ontem no dia das mães. Simplesmente lindas vermelhas

  16. Maria disse:

    Tá difícil criava cachorros mais me fazia sofrer muito com as perdas.resolvi mexer com plantas , me encantei com as begonias. Mais a falta de experiência me deixa triste, minhas folhas não ficam robustas e minhas flores já nascem fronhas mesmo.????

  17. Eliete Araujo disse:

    Comprei uma muda pois amo plantas,mas não sei como cuidar.Ainda não mudei p/um jarro maior.Disseram-me que só qdo cair todas flores é que devo passar p/um jarro maior.

    1. Giu disse:

      Olá Eliete! Não é necessário esperr as flores caírem. O importante é remover os substratos velhos que estão nas raízes da muda e corte as que estão mortas (as de cor mais escura), além disso, não se esqueça de colocar uma terra adubada com nutrientes que vão fortalecer e ajudar a flor a crescer.
      Espero ter ajudado!
      Beijos Giu

Matérias relacionadas