Conheça a importância da Sálvia

Conheça a importância da Sálvia

Você conhece os benefícios da Sálvia? Ela é uma planta que, além de dar delicadas florzinhas, pode ajudar na produção de alguns remédios. Saiba mais!

salvia

Originária da Costa Norte do Mediterrâneo, a sálvia ou salva (como também é conhecida) pode ser utilizada para a decoração de jardins, fins medicinais e culinários (servindo de tempero ou elemento decorativo). Seu nome vem do latim salvere, que significa salvo, sadio. Cientificamente chamada de Salvia officinalis, possui propriedades com ações anti-inflamatórias, digestivas, cicatrizantes, antirreumáticas, antissudoríficas e tônica.
Essa planta, que conta com um sabor levemente azedo, chega a atingir de 30 a 75 cm e tem folhas acinzentadas, às vezes com manchas amareladas. Suas flores vão do branco ao lilás e possuem um aroma intenso e penetrante.

salvia2

Todas as suas partes são uteis na produção de remédios. As folhas, por exemplo, são usadas para o preparo de chá, indicado para indigestão e formação de gases, cólicas menstruais, sudorese e salivação excessiva, dores de garganta, gengivite, afta e mau hálito. Serve também para escurecer cabelos castanhos e aliviar a coceira causada por picadas de insetos. O chá da planta é indicado ainda para diminuir a ansiedade e proporcionar noites de sono mais tranquilas. Esse chá deve ser produzido por infusão. Para uma xícara de água fervida, use uma colher de sopa de sálvia desidratada ou duas da erva fresca.

A sálvia é contraindicada para gestantes e lactantes, pois tem efeito abortivo e pode reduzir a produção de leite materno. Não se recomenda também a epiléticos, uma vez que pode causar convulsões. O uso excessivo e prolongado pode originar efeito tóxico para o sistema nervoso e bradicardia. E para quem acredita, sálvia controla as energias da casa, afastando as vibrações negativas. Nesse caso, costuma-se queimar as folhas e defumá-las pela casa.

salvia3

Jardim de Flor Lilás Artificial

Dicas de plantio

– A planta ou suas sementes podem ser encontradas em floriculturas, farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.

– O plantio deve ser feito a partir das sementes em canteiros, sementeiras ou vasos.

– A sálvia leva de duas a três semanas para germinar, prefere o clima subtropical e precisa de luz solar por algumas horas diariamente.

– O solo deve ser leve, fértil, drenado e rico em nitrogênio. É necessário irrigar com frequência para que ele se mantenha um pouco úmido, mas sem excesso quando a temperatura estiver baixa.

– As ervas precisam estar bem desenvolvidas para ser colhidas. Em seu primeiro ano, é possível fazer uma pequena colheita e, nos anos posteriores, duas. Se for apenas para uso doméstico, a colheita pode ser feita de 90 a 120 dias, após o plantio.

 

 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas