Poinsettia: Saiba mais sobre a Flor do Natal

Poinsettia: Saiba mais sobre a Flor do Natal

A poinsettia já é um dos símbolos tradicionais do Natal e não podem faltar na decoração de qualquer ambiente. Conheça mais sobre essas plantas e saiba como mantê-las bonitas durante a comemoração.

As flores da estação de Natal são as poinsettias. Durante esta época de pura magia, as ruas, shoppings e outros locais viram jardins dessas espécies conhecidas por aqui também como flor-de-são-joão. A tradição veio dos Estados Unidos, onde ela recebe nomes sugestivos como Christmas star (estrela-do-natal) ou Christimas flower (flor-do-natal) e é cultivada especialmente para colorir de vermelho e verde essa comemoração.

Origem da poinsettia 

A poisenttia é uma planta nativa da América Central, mais precisamente da região Sul do México, onde é conhecida como Taxco del Alarcon. Pelos astecas, elas eram chamadas de “cuetlaxochitl” e utilizadas na extração de uma tinta com tonalidade intensa para a produção de cosméticos e no tingimento de tecidos. Eles também aproveitavam o líquido leitoso  de suas hastes para preparar porções contra febre.

A sua popularização pelo mundo se deu mesmo quando foi levada para os Estados Unidos por Joel Robert Poinsett, durante o tempo em que exerceu a função de embaixador no México. Ele teria ficado encantado com a beleza da planta mexicana e ao retornar a seu país de origem, distribuiu alguns exemplares aos seus amigos e entregou outros a jardins botânicos. Por todo esse trabalho, a planta foi batizada por lá com um nome referente ao sobrenome de Poinsett. Essa é a explicação para o seu nome estranho, poinsettia, que também significa “a mais bela”.

Características que definem a poinsettia

A poinsettia pertence à família das  Euforbiáceas, tendo formato arbóreo e grande porte, podendo atingir até três metros de altura quando plantada em solo. Aquilo que parecem ser pétalas, são na verdade brácteas, folhas modificadas responsáveis por atrair os polinizadores (insetos e aves) para a sua reprodução. Essa é uma questão de sabedoria da natureza, já que as verdadeiras flores da planta são muito pequenas e imperceptíveis. Por esse motivo, essa parte é bem colorida e dá um toque de exoticidade à espécie.

Além da tradicional cor vermelha, também é possível encontrar poinsettias em várias outras cores, como brancas, roxas e rosas, sendo ótimas para decorar os ambientes ou presentear em qualquer época do ano.

Cuidados ao decorar a casa com poinsettia

 

Assim como outras plantas, a poinsettia precisa de alguns cuidados para manter-se bonita e conservada durante todo o Natal e após a comemoração. Elas devem ser dispostas em locais com grande com luminosidade natural e bem ventilados. Com relação às regas, devem ser realizadas assim que verificar que o solo está seco ao toque e em quantidades pequenas de água.

 

Você também vai gostar de: 

  1. Confira os principais tipos de flores para Natal
  2. Envie uma linda mensagem neste Natal

 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas