Rosa do deserto: tudo o que você precisa saber ela

4/01/2021

A origem e significado do nome da Rosa do Deserto

Apesar de ter o mesmo nome das rosas tradicionais do seu jardim, a rosa do deserto guarda uma série de diferenças em relação à flor que leva o mesmo nome. A flor do deserto pertence à família das suculentas, tendo como região de origem o sul da Arábia e da África Oriental.

A Rosa do Deserto também é conhecida como lírio-impala e o seu nome científico é Adenium obesum. O seu nome popular foi dado devido a resistência a solos áridos como o deserto.

Venha com a Giuliana Flores e conheça mais sobre essa incrível flor.

Conheça o significado da rosa do deserto

Imagem de: flickr.com

Características da rosa do deserto

Começamos esse post falando sobre as características únicas da rosa do deserto. Suas flores têm formato de sino e cores que variam do branco ao violeta, passando por tonalidades de rosa e vermelho, e costumam florescer de forma mais abundante durante a primavera.

O caule da flor do deserto o principal motivo de seu nome, pois armazena água e nutrientes em seu interior e dá maior resistência quanto a chuvas e ventos mais fortes. Seu caule é mais grosso em relação às rosas convencionais, podendo chegar até 4 metros de altura e 50 cm de largura, gigante para uma rosa não é mesmo? Mas se quer uma miniatura, é possível encontrar as Rosas do Deserto em forma de bonsai.

Outra característica muito importante é em relação a temperatura, não é indicado realizar o cultivo da Rosa do Deserto em temperaturas amenas, inferiores a 14ºC. O indicado para essa flor, é realizar a rega a cada 3 dias.

significado-rosa-do-deserto-flor

Imagem de: pixabay.com

Conheça outros simbolismos relacionadas à flor do deserto!

A rosa é um presente de Deus

A lenda mais famosa se refere à beleza de suas flores e à forma como ela desabrocha no deserto. De acordo com a crença, a flor do deserto seria um sinal divino para todos aqueles que se encontram perdidos possam achar o seu caminho.  Esta é, portanto, uma bonita mensagem que diz que mesmo nos piores momentos, os belos detalhes dão forças para continuar seguindo em frente.

O verdadeiro símbolo de amor no deserto

Outra lenda relacionada à flor do deserto é sobre ela ser o perfeito símbolo do amor. Conta a história que um rico sheik tinha 12 esposas e expressava seu amor a elas através de seu dinheiro. Porém, esse homem rico e poderoso perdeu toda a sua fortuna, restando-lhe somente as esposas.

Um certo dia, ele saiu cedo rumo ao deserto, sem levar comida ou água. Após 15 dias de viagem, o sheik retornou para o reino com uma flor em que a beleza e aroma doce nunca tinham sido vistos: era a rosa do deserto. Ao encontrar as esposas, ele disse que vagou pelo deserto até conseguir um presente que não poderia ser comprado por nenhuma quantia em dinheiro. É ou não é o símbolo do amor?

Significado da rosa do deserto está ligado à lendas

Imagem de: flickr.com

 

Ótima opção de presente

Como você percebeu, apesar das diferenças, as rosas são sinônimos de amor puro e verdadeiro. Por isso, tanto a rosa tradicional como a rosa do deserto são sempre a melhor maneira de expressar o sentimento verdadeiro por aquela pessoa especial.

Curtiu conhecer mais sobre a flor do deserto? Então, conheça a coleção exclusiva de rosas da Giuliana Flores e surpreenda a pessoa amada.

Quer conhecer mais histórias incríveis sobre o universo das flores? Visite o Blog da Giu e divirta-se!

 

Compartilhe este artigo

13 Comentários para “Rosa do deserto: tudo o que você precisa saber ela”

  1. Avatar
    ANGELA Maria

    amo as rosas e tou louca por uma muda da rosa silvestre,amo todas as roasa, muito bels

    Responder
    • Avatar
      Maria Dulce

      Sim, são muito lindas mesmo, amigi nha, tambem stol muito louca para ter uma dessas em casa 😍😘🥰

      Responder
  2. Avatar
    Graça

    são lindas as rosas do deserto eu queria muito cultiva-las aqui no Ceará, como posso obter-las ? os arranjos são lindos eu amei .

    Responder
  3. Avatar
    MARIA APARECIDA GUAITOLINE

    EU TENHO ESSA FLOR MARAVIHOSA MAIS NA MINHA REGIAO EU TENHO MEDO QUE ELA MORRA

    Responder
  4. Avatar

    Eu amo Rosa do deserto, inclusive tenho 3 a mesclada à branca e a cor de rosa se que a branca solta os botões más não abre porque será ??

    Responder
  5. Avatar

    Adorei suas saber mais sobre as rosas do deserto. Não conhecia as lendas da rosa do deserto. muito obrigada

    Responder
  6. Avatar
    Elisa capeloto

    que tô tanto uma branca tripla,eu não tenho como comprar será que alguém me daria uma mudinha dessa rosa do deserto, Deus abençoe a todos ,ter uma pra cuidar seria muito bom ,neste momento de pandemia, obrigada eu elisacapeloto@gmail.com, Maringá pr.jardim Regente,rua Monte Everest 10,este seria um presente Divino.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>