Azaleias – Confira as Dicas de Como Cultivar

21/09/2016

As azaleias são originárias do continente asiático, mais especificamente da China e Japão. O inverno rigoroso que predomina nessas regiões é responsável por algumas das características mais atraentes dessa planta. Destaque para sua florescência, que ocorre em plena época do frio, enquanto grande parte dos outros tipos de flores adormecem.

azaleia

imagem de: pixabay.com

Apesar de não pertencerem à flora nacional, as azaleias caíram no gosto dos brasileiros. Elas foram eleitas símbolos da cidade de São Paulo. De fato, não é difícil encontrar essas belas flores nos canteiros das principais ruas paulistas.

saiba-mais-sobre-as-azaleias

imagem de: pixabay.com

Cultivar azaleias não é tarefa difícil. Como essas flores estão acostumadas a condições climáticas adversas, adaptam-se bem a diferentes temperaturas e a vários tipos de solos. Elas também podem ficar expostas ao sol ou à meia sombra. Isso permite que sejam dispostas em vasos para decorar o ambiente ou em jardins. Mas alguns cuidados são essenciais para manter essas flores saudáveis e vistosas.

Principais cuidados ao cultivar azaleias

azaleia

imagem de: pixabay.com

O plantio de azaleia deve ser feito no outono para garantir uma florada mais vigorosa. Utilize uma mistura composta por metade de terra ou substrato, e outra metade de areia e composto orgânicos. Ao final, afofe bem o solo para facilitar o enraizamento da planta.

As regas devem ser feitas duas vezes por semana, se as flores estiverem no jardim, e todos os dias, caso estejam em vasos. Mas atente-se para não deixar o substrato encharcado e evite molhar as pétalas.

Se você está pensando em cultivar azaleias no vaso dentro de casa, deverá colocá-la ao sol pelo menos durante quatro horas diárias. A luz solar é elemento essencial para garantir a floração. Mas elas devem ficar protegidas do vento e da chuva, condições climáticas que podem danificar as suas raízes não profundas.

flores-azaleia

imagem de: pixabay.com

A poda após a florada é um procedimento fundamental para estimular o surgimento de novas flores na próxima estação. Você deve cortar a ponta dos ramos e retirar os galhos e flores secas. Já a adubação pode ser feita em qualquer momento, menos na época de florescência. O tipo de produto utilizado dependerá da espécie, pois algumas exigem materiais ricos em fósforo, enquanto outras precisam de adubos que diminuam a acidez do solo.

As azaleias são consideradas na China como símbolos da feminilidade, por colorirem a estação mais fria e cinzenta do ano. Elas também são associadas à felicidade e elegância. Todos esses simbolismos tornam a espécie excelentes opções de presentes para diversas ocasiões!

Encontre arranjos de azaleia e outras flores na Giuliana Flores para encantar e surpreender quem você ama!

Você vai gostar de:

  1. Saiba mais sobre as azaleias
  2. Alegre os jardins durante o inverno com azaleias
  3. Flores de inverno – conheça as flores que deixam o frio mais colorido

 

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>