Plantas Para Ambientes Fechados e Escuros: Conheça-as!

15/01/2018

As plantas são capazes de trazer alegria, vida e beleza a qualquer lugar, sendo ótimas opções de itens decorativos em casas, apartamentos e escritórios. A maioria das espécies precisa do sol para que sobrevivam e cresçam fortes e sadias, pois é por meio da luz solar que elas produzem o próprio alimento. Porém isso não significa que não existam plantas para ambientes fechados e escuros.

Na verdade, é possível manter flores e plantas bem cuidadas em locais pouco iluminados. Para isso, algumas precauções são de extrema importância e devem começar antes mesmo da jardinagem, no momento de escolher o espécime. É fundamental procurar conhecer todas as suas características e necessidades e saber se o ambiente escolhido é adequado. Entenda melhor!

Violeta (Saintpaulia Ionantha)

 

A violeta está entre as plantas para ambientes fechados e escuros, pois apresenta uma enorme variedade de cores e é uma das espécies que melhor se adaptam a locais de baixa luminosidade. Cultivada em vasinhos, precisa ficar exposta à luz indireta e ser regada apenas uma ou duas vezes por semana. Também é importante tomar cuidado para não deixar a água chegar até as folhas e flores.

Lança-de-São-Jorge (Sansevieria Cylindrica)

Resistente e com folhas cilíndricas e verticais, a Lança-de-São-Jorge possui uma aparência bem ornamental e pode ser usada para compor tanto jardins de pedras quanto vasos em espaços internos. Essa espécie deve ser mantida à meia-sombra e regada a cada 15 dias, tomando cuidado para não molhar as folhas.

Lírio da Paz (Spathiphyllum Wallisi)

É uma das poucas espécies que florescem na sombra, por isso se adapta muito bem a ambientes fechados. Para conservá-lo sempre bonito, é indicado manter o solo sempre úmido e adubado e evitar contato direto com a luz do sol, pois ela queima as folhas.

Bromélia (Guzmania Lingulata)

Bromélia - plantas para ambientes fechados e escuros

Créditos da Imagem: Pixabay

Tem tons de vermelho que contrastam com o verde-escuro de suas folhas e é uma das mais usadas para enfeitar interiores. É necessário colocá-la em locais com claridade indireta e regá-la a cada dois dias. Recomenda-se ainda limpar o seu centro para evitar a proliferação de mosquitos e é uma das melhores plantas para ambientes fechados.

Begônia (Begonia Elatior)

Parecida com um buquê de flores, a begônia também está entre as plantas para ambientes fechados e escuros. Suas folhas coloridas de formatos variados são bem marcantes e dão um destaque a mais para qualquer decoração. Deve ser cultivada em vasos com terra bem fértil, mantida em locais protegidos contra a luz solar, o frio e o vento e regada com cuidado para não molhar as folhas.

Onde encontrar plantas para ambientes fechados e escuros?

Grandes floriculturas sempre têm espécies para diferentes locais e estilos. Na Giuliana Flores, por exemplo, dentre tantas opções, também há plantas para ambientes fechados e escuros. Além disso, no blog é possível conhecer todas as dicas para plantá-las e, principalmente, para mantê-las sempre bonitas e saudáveis.

Agora que você já conhece as plantas para ambientes fechados e escuros, que tal decorar a sua casa e deixá-la ainda mais aconchegante? Encontre esses e outros tipos de flores no site da Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

  1. Conheça 7 Plantas que Trazem Bons Fluidos para Casa
  2. Como Montar Um Jardim Em Apartamento

 

 

Compartilhe este artigo

13 Comentários para “Plantas Para Ambientes Fechados e Escuros: Conheça-as!”

  1. Vilma silva de oliveira

    Adorei todas as dicas,
    pois adoro jardim,meu sonho é trabalhar com plantas.

    Responder
  2. vima bassi ambrozio

    Amo flores, mas cuidar é muito difícil, todas que compro morrem junto com as flores . Essas dicas vão ajudar muito. Parabéns, admiro pessoas que saibam realizar esse trabalho lindo e muito delicado.

    Responder
  3. Flavia

    Olá,
    Gostaria de saber se tem alguma planta que deixando no quarto que não tem claridade…enfim uma planta de dentro de casa e que sugue gordura de ambiente. Pois já estou com bronquite alérgica e é do cheiro da gordura.

    Responder
  4. TEREZINHA BARBOSA BERNARDO

    adorei todas as dicas sou eternamente apaixonada por todo tipo de planta

    Responder
  5. Ola pessoal quero fazer um jardin vertical interno e gostaria de saber qual o nome de algumas plantas que se debrucam sobre os vasos cobrimdo o mesmo e que nao necessitam de muita luz.

    Grato

    Responder
  6. mariluce

    amei a rosa de pedras gostaria de ter uma dessa em casa,como vou conseguir uma mudinha dessa.
    obrigado

    Responder
  7. Gelza

    Uma pequena correção. A Rosa de Pedra precisa de sol sim, pois como todas as suculentas elas acabam estiolando( se espichando, ficando com o talo comprido e folhas esparsas) e perdendo a sua forma tão bela, pois elas buscam o sol.

    Responder
  8. Tenho uma palmeira areca mas ela esta com folhas secas e as pontas estão ficando marrons, ela fica na sala próximo a janela, o que posso fazer pra salvar ela !! Amo essa planta, to muito triste !!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>