Árvores Frutíferas em Vasos: Dicas de Como Cultivar

23/08/2016

Já pensou em cultivar árvores frutíferas em vasos? As plantas adaptam-se bem a esses recipientes e são ótimas opções de jardinagem às pessoas que moram em apartamentos ou espaços pequenos. Cuidar das miniárvores é literalmente usufruir de um pedaço da natureza. Elas oferecem frutos saborosos como as árvores de tamanho convencional.  

Amoreira, pitangueira, pé de araçá, pitangueira e jabuticabeira são algumas das espécies que podem ser cultivadas em vasos. Mas elas exigem alguns cuidados para se manter vistosas e saudáveis.

Plantio de árvores frutíferas

A comemoração surgiu há mais de um século, nos Estados Unidos. A responsável foi Sonora Louise, que decidiu criar o dia devido à admiração que tinha pelo pai, cuja esposa havia falecido 11 anos antes, levando-o a educar sozinho seus seis filhos. Em poucos anos, o costume que teve início no interior de Washington ganhou todo o país. No Brasil, a celebração existe desde 1953. Um publicitário teve a ideia de festejar a ocasião no mesmo dia do aniversário de São Joaquim, tido como patriarca de sua família. Deste modo, foi oficializado que o Dia dos Pais seria comemorado sempre no segundo domingo do mês.  Confira agora, excelentes ideias para presentear essa pessoa tão importante!

Surpreenda com um delicioso café da manhã

Para facilitar o desenvolvimento da raiz, as árvores frutíferas devem ser plantadas em um vaso com 80 cm de largura e 85 cm de profundidade. Não se esqueça de verificar se o recipiente possui furos em sua parte superior para escoamento eficaz da água.

O plantio de árvores frutíferas demanda os seguintes materiais: argila expandida, terra vegetal, cascalho pequeno, vaso de terracota, manta drenante e uma pequena pá. A quantidade dos materiais dependerá do tamanho da muda e do recipiente.

O primeiro passo é colocar a manta drenante no fundo do vaso para não perder terra pelo dreno. Em seguida, coloque a argila em uma camada de cerca de 5 cm e sobre esse material mais um pedaço da manta.

Coloque uma cama de terra para a raiz da muda ficar na altura correta. O ideal é que fique mais ou menos três centímetros da borda do vaso. Você deve remover o plástico ao redor da raiz porque ele pode atrapalhar o desenvolvimento da planta.

Centralize a muda no vaso e comece a completar o seu redor com mais terra, sem ultrapassar o topo entre a região de transição entre o tronco e a raiz da planta. Quando terminar, compacte a terra com as mãos até que a superfície fique uniforme. Finalize espalhando os cascalhos em volta da planta. A primeira rega deve ser abundante para retirar as bolhas de ar e assentar o torrão.

Principais cuidados com as árvores frutíferas

De três a quatro vezes por ano é recomendado adubar a miniárvore. O procedimento deve ser feito com fertilizante rico em fósforo. Acrescente terra vegetal e húmus de minhoca. A adubação oferecerá a nutrição adequada para manter a saúde da planta.  

Quanto à rega – outro aspecto primordial para manter as plantas em boas condições – indica-se que seja realizada três vezes na semana, sem deixar a terra encharcada demais. A iluminação solar também é indispensável. Pode ser indireta durante o dia todo ou direta por no mínimo 4 horas.

Como as árvores frutíferas são espécies acostumadas a viver fixas em um só lugar, procure não as mudar de lugar com frequência. É importante também aprender mais sobre a espécie que você está cultivando. Cada miniárvore possui suas particularidades e época de colheita das frutas.  

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

15 Comentários para “Árvores Frutíferas em Vasos: Dicas de Como Cultivar”

  1. sandra xavierqu

    quaanto custa uma muda de plantas frutiferas ah! eu goataria de fazer um jardim mesmo que simples na minha varanda daria um charme tdi especial obrigada espero que me responda se pissivel moro no rio de janeiro

    Responder
  2. clarice pedroso

    muito lindas essas mudas frutíferas plantadas em vasos

    vou plantar e colocar na varanda do meu quarto

    é um espaço grande e não sabia o que fazer

    Responder
  3. Anatalia Erdila Lenz

    Goste muito de ver plantas frutíferas em vasos,flores,adubos caseiros.

    Responder
  4. Eronita

    Boa noite.

    Onde fica aloja de vcs,?
    gostaria de adquirir bonsai frutíferos .

    Att.
    Eronita.

    Responder
  5. gilda maria

    Sou apaixonada por estas mini-árvores frutíferas, gostaria muito de ter , de laranjas, e jabuticabas, tenho uma pequena jardineira ao lado da garagem, mas não pode plantar direto na terra, pois embaixo da camada de brita passa tubulações de energia da casa do vizinho…

    Responder
  6. GleiceRangel Neto

    Adorei, conher as dicas, eu adoro plantas. As muniaturas sao lindas, e e muito melhor ter em casa, esses tipos de plantas. E quanto plantar arvores frutiferas em casa e maravilhoso, ate porque e bem mais saudaveis, e eu tenho paixao. Adorei as dicas.

    Responder
  7. marly Lopes

    Gostaria de saber se vc vende mudas de árvores frutíferas:amora, pitanga e jaboticaba.

    Responder
  8. desejo saber oque eu faço para jabuticabeira produziralguns frutos precócemente

    como façopara jabuticabeira produzir alguns frutos no vaso? temalguma fórmula de adubo ou similar?

    Responder
  9. adnilson

    eu tenho um pe de pinha na caixa de agua com terra e da fruto todo ano vive muito tenpo

    Responder
  10. PAULO CRISTO

    Fiz uma cobertura recente e estava olhando plantas decorativas, mas gostei muito das frutiferas que além de decorar e dar seus frutas, traz lembranças do interior.
    BOAS AS DICAS
    ABRAÇOS!!!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>