Mais Vida Para o Seu Jardim

4/12/2017

O jardim doméstico proporciona beleza e alegria para as casas, permitindo que os moradores tenham um contato direto com a natureza. E as plantas e flores coloridas ajudam a compor esse ambiente, que pode ganhar ainda mais vida com insetos e animais inofensivos aos vegetais.

Para atraí-los, basta escolher as plantas certas. Então, se você deseja ter um cantinho na sua casa bem colorido, relaxante e até com o canto de pássaros, veja algumas dicas sobre o assunto.

beija-flor-no-jardim

Imagem de: pixabay.com

Flores para atrair insetos

Borboletas e joaninhas costumam aparecer naturalmente no campo, local em que a flora é bastante variada. No entanto, quando o jardim está na zona urbana, são necessárias algumas estratégias especiais para atraí-las.

As borboletas gostam de flores que têm néctar, pois se alimentam dessa substância. Entre as melhores opções estão:

Em locais pequenos, deve-se privilegiar o plantio de uma espécie com a floração mais densa para atrair o inseto.

Joaninhas

As joaninhas são conhecidas por trazer bons presságios. Mas, em um jardim, têm funções que vão além da boa sorte e da beleza. Esses insetos também ajudam a cuidar das plantas, pois comem algumas pragas, como os pulgões e a mosca-branca.

Como gostam de flores que têm grande quantidade de pólen e que guardam água no interior, uma boa alternativa é cultivar tulipas e lírios. Essas espécies servem de abrigo para as joaninhas no verão.

Outras plantas como a erva-doce, o dente-de-leão e o cominho também atraem esses belos insetos.

Flores que agradam beija-flores

Os beija-flores, por sua vez, gostam do pólen de algumas flores e se sentem atraídos principalmente por aquelas que apresentam coloração vermelha, amarela, laranja, branca ou roxa. Alguns exemplos são:

  • malvavisco;
  • camarão-amarelo;
  • camarão-vermelho;
  • escova-de-macaco;
  • brinco-de-princesa;
  • mimo-de-vênus.
Plante mimo-de-venus no jardim e atraia beija-flor

Imagem de: pixabay.com

Para manter a ave no jardim o ano todo, a dica é plantar espécies que floresçam em estações diferentes e flores que durem mais tempo.

Outros pássaros, como o corruíra, o periquito-verde e o joão-de-barro, também podem embelezar o local. Basta cultivar plantas que forneçam alimento, abrigo e material para construção dos ninhos.

Dicas para ter um jardim com borboletas

Para ter um jardim de borboletas você também pode colocar pedaços de frutas, como melão, melancia e banana, em um recipiente e borrifá-los com água ao longo do dia.

Lembre-se de que esses belos bichinhos tendem a aparecer em dias ensolarados. Por isso, se o objetivo é tê-los constantemente no espaço, o ideal é mesclar árvores frutíferas com plantas que ofereçam néctar e que sirvam como hospedeiras para as lagartas. Desse modo, cria-se um habitat natural e adequado a elas.

borboleta-jardim

Imagem de: pixabay.com

Seguindo essas dicas seu jardim ficará mais belo e cheio de vida! Se quiser comprar as flores certas para compor esse cantinho da casa, acesse a loja virtual da Giuliana Flores, que tem diversas opções!

Você também vai gostar de:

1. Confira Ideias de Jardim Familiar
2. Faça um Jardim Vertical com Materiais Recicláveis
3. Confira Dicas para Deixar seu Jardim com Decoração Rústica

 

Compartilhe este artigo

3 Comentários para “Mais Vida Para o Seu Jardim”

  1. Chris Lemos

    Amei!
    Será meu primeiro jardim!
    Seu blog perfeito me inspirou.
    Jardim das cores,será o meu !
    Grata.
    Chris

    Responder
  2. Aline Galvao Sobrinha

    Tentarei seguir seus conselhos, interessantissimas suas sugestoes
    GRATA.

    Responder
  3. Luciana Calichio Medeiro

    Boa tarde, estou querendo atrair beija flores para o meu jardim, gostaria de saber que espécie de planta é esta que está a foto do beija flor.
    Obrigada Deus te abençoe.
    Gostei muito do blog.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>