Flores Comestíveis – Saiba Mais Sobre o Valor Nutritivo das Flores

15/04/2016
Flores na Culinária

Flores na Culinária| imagem de: brunoeduardoalvesmultijornalista.blogspot.com

As flores são bastante usadas para adornar ambientes e eventos. O que muitos ainda não sabem é que elas estão sendo cada vez mais usadas na gastronomia mundial – sendo um hábito comum em muitos países. Acredite, as flores são repletas de vitaminas e nutrientes importantes para a alimentação.

Separamos algumas das flores comestíveis mais populares para mostrar a você quais são os seus valores nutricionais e como elas podem ser utilizadas em receitas de dar água na boca.

Rosas

Geléia de Pétalas de Rosas

Geleia de Pétalas de Rosas | imagem de: todaperfeita.com.br

As rosas são uma das flores comestíveis mais apreciadas. Elas possuem um alto teor de vitaminas em suas pétalas e podem ser usadas em doces, chocolates, bolos e outras sobremesas. Uma iguaria refinada e vendida em lojas especializadas é a geleia de pétalas de rosas, as quais conferem cor e perfume suave e gostoso ao produto.

Codornas com Pétalas de Rosas

Codornas com Pétalas de Rosas | imagem de: codorna.org

Alguns restaurantes, principalmente os especializados em gastronomia asiática, servem um prato conhecido como Codornas com Pétalas de Rosas, em que as aves são servidas com um molho feito de pétalas de rosas e outros condimentos.

Capuchinha e Calêndula

Salada de Capuchinha e Calêndula

Salada de Capuchinha e Calêndula |imagem de: agricultoresdesofa.blogspot.com

A capuchinha ou cinco-chagas é uma planta que além de linda adiciona um sabor levemente azedo e picante aos pratos. Rica em vitamina C, costuma ser usada em saladas coloridas, misturada com folhas de rúcula, agrião, alface americana e pétalas de calêndula. Outra flor comestível também rica desse nutriente é a calêndula. A espécie oferece ótimas doses de potássio para o bom funcionamento do organismo e é conhecida por auxiliar na cicatrização de ferimentos.

Amor-perfeito

Salada com Amor-Perfeito

Salada com Amor-Perfeito | imagem de: portal.oregional.net

O Amor-perfeito é conhecido pelo seu alto poder diurético e atribui um gosto doce quando usado na culinária. Acrescentar as suas pétalas em saladas de frutas, como uvas, mamão, laranja e banana, e ainda na confecção de doces e tortas de origem francesa é um hábito muito comum.

Tulipa

Há bastante tempo, as tulipas ficaram conhecidas por seu alto teor nutricional e serviram como fonte de alimento para os soldados da Segunda Guerra Mundial. Seu sabor se assemelha ao da batata e da mandioca. É comum ser incorporada a purês e saladas. O vinagrete de tulipa vermelha, feito com pétalas da flor misturadas com cebola, vinho, vinagre, mostarda e outros condimentos de sua preferência, é um prato muito saboroso.

Flores Comestíveis

Flores Comestíveis | imagem de: farofa-de-ideias.blogspot.com

Pratos como tortas com pétalas de flores ou saladas mistas de flores podem ser feitos em casa e agregar sabor e beleza a culinária do dia a dia. Mas é importante lembrar que nem todas as flores são comestíveis, portanto, é essencial informar-se e comprar as flores em locais especializados, que garantem que as plantas estão livre de agrotóxicos ou outras substâncias prejudiciais ao nosso organismo.

 

 

Compartilhe este artigo

Receba promoções no seu email!

Cadastre-se e receba as melhores promoções diretamente no seu email!

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>