Anêmonas: Encante-se Pela Beleza Dessas Flores
Todas as flores têm seu encanto, mas algumas são tão enigmáticas que hipnotizam. É assim com as anêmonas, flores raras no mercado brasileiro. Vem saber mais sobre essa espécie!
Belas e encantadoras, as anêmonas são flores da primavera. Por trás de seu nome incomum, mitologia grega: deriva da palavra “anemone” – junção de Ánemos, deus do vento, e one, sufixo que diz respeito à filha, ou seja, filha de Ánemos. Por isso, é conhecida também como flor do vento.
Outro mito envolvendo a espécie diz respeito ao amor de Afrodite e Adonis. Quando seu amante foi morto pelos outros deuses, a deusa do amor chorou em sua cova e suas lágrimas se transformaram em anêmonas. Mas elas aparecem em outras culturas e com significados contraditórios: os egípcios e chineses a consideravam símbolos de doença, devido à sua coloração. Já os camponeses europeus, a utilizam justamente para afastar problemas de saúde e o mal. Na era vitoriana, a flor retomou seu significado de amor renunciado e abandonado.
Todas essas representações ultrapassaram o tempo e chegaram até nós. As anêmonas, atualmente, têm por significado a persistência e perseverança, além de ser indicada para presentear pessoas debilitadas por doenças ou motivos emocionais.
Principais características das anêmonas
Existem cerca de 120 espécies do gênero Anemone, todas pertencentes à família Ranunculaceae, a mesma dos Ranúnculos. Elas são originárias da África, Ásia, Europa e América e podem ser encontradas nas mais diversas cores.
As anêmonas que florescem no Brasil são as espécies coronárias, cuja principal característica é o miolo escuro. Sua produção, no entanto, é muito pequena, o que torna essas flores raras em relação à sua procura no mercado.
Como cultivar anêmonas
Se você deseja cultivar um jardim de anêmonas, comece preparando um solo úmido e bem drenado, que deve ficar em local bem iluminado e arejado. A melhor época do ano para plantá-las é entre o meio e o fim do outono. Seus bulbos ou sementes devem ser semeados a 5 cm de profundidade.
Como o solo deve estar sempre úmido, é necessária rega frequente, pelo menos dia sim, dia não. No entanto, cuidado para não encharcar a planta! Apesar de sua aparência delicada, as anêmonas são muito resistentes a pragas e exigem pouco trabalho para manter-se lindas e vistosas.
Gostou? Encante-se com outras belas e encantadoras flores disponíveis na Giuliana Flores!
Você também vai gostar de:
- Tulipas: Luxo e Sofisticação em Forma de Flor
- Flores Exóticas – Conheça as Que Existem
- Antúrio – Conheça Mais a Espécie e Saiba Como Cultivá-la
2 Comentário(s)
Olá. Vocês possuem anêmonas para vender ou costumam ter em alguma época do ano? Desde já, fico grato!
Boa tarde!
Gostaria de saber onde encontro para comprar a flor Anêmona?
Grata!