Saiba Como Cuidar de Antúrios

19/06/2019

O antúrio é uma das flores mais procuradas para se cultivar. Tanto sucesso se deve às características dessa planta, que além de possuir uma beleza exótica, se adapta à ambientes externos e internos. Mas, ainda assim, você precisa conhecer alguns cuidados específicos de como cuidar de antúrios para que a planta vigore. Saiba como no decorrer deste artigo!

Características principais do antúrio

O Anthurium andraenum é uma planta originária da América do Sul e Central. Na natureza, há mais de 900 espécies de antúrios. Aquela estrutura cordiforme vermelha que a maioria das pessoas acredita ser uma flor é uma inflorescência. Trata-se de conjunto formado pela espádice, tipo de espiga, onde brotam as verdadeiras e pequenas flores, e a espata ou folha modificada do antúrio. Sua principal função é chamar a atenção dos animais polinizadores para garantir a sua reprodução.

como cuidar de flores

A beleza exótica dos Antúrios

Como cuidar de antúrios

Se você quiser cultivar essa planta, a principal recomendação é deixá-la em um local bem iluminado. Entretanto, evite expô-la ao contato direto ao sol, pois a sua estrutura pode ser queimada. A espécie precisa ficar à sombra para florir adequadamente. Ela também se adapta bem dentro de casa, desde que não fique próxima ao ar-condicionado.

Apesar de sua boa adaptabilidade aos mais diferentes climas, por ser uma planta tropical, o antúrio precisa de cuidados especiais em regiões mais frias. Não deixe-o exposto a ventos, geadas e temperaturas abaixo dos 15ºC. Se você vive em locais com essas condições climáticas, o ideal é cuidar de antúrios em vasos. Mas você pode cobri-los com um saco plástico, palha ou pano fino apropriado, se estiver plantado em jardins ou outros locais.

O antúrio precisa de umidade constantemente. As regas devem ser feitas pelo menos a cada dois dias ou em um período maior, de acordo com o grau de absorção da planta. Considere também o clima. Em períodos mais frios, você pode molhá-las apenas uma vez por semana. Já em épocas de seca, o ideal é se atentar para que o solo nunca fique completamente seco.

Outro ponto importante em relação às regas é a qualidade da água. Evite utilizar a da torneira, que está cheia de cloro. O ideal é fazer regas com água da chuva, quando possível, e água mineral ou de poço. O antúrio também precisa ser adubado semestralmente para se desenvolver adequadamente. Esse procedimento pode ser feito com composto orgânico, que oferecerá os nutrientes adequados para manter a sua saúde.

Utilize antúrio para presentear ou decorar

O antúrio é considerado uma das flores exóticas mais procuradas para presentear ou decorar. A planta é uma ótima sugestão de presentes para homens, mas também é uma excelente escolha para homenagear pessoas queridas em diferentes ocasiões. Além disso, ao mesmo tempo que se adapta bem aos ambientes internos, aos quais proporciona mais beleza e charme, também pode ser cultivada em ambientes externos.

Encontre antúrios e outras flores para presentear ou decorar na Giuliana Flores!

Você também vai gostar de: 

  1. Como Cultivar Cúrcuma no Vaso em Casa?
  2. Aprenda Como Cuidar de Tulipas
  3. Decoração com Begônias — Como Utilizar Esta Flor Na Sua Casa

Compartilhe este artigo

6 Comentários para “Saiba Como Cuidar de Antúrios”

  1. Ótimo artigo!

    Antúrios são ótimas plantas para se criar dentro de casa, suas “flores” duram semanas, som o lindo vermelho que se destaca na folhagem. Além disso são extremamente fáceis de se cuidar.

    Outro detalhe é que essas planta podem ser criadas dentro de casa e ajudam a purificar o ar interno de casa. Sendo capaz de absorver a amônia liberada por produtos de limpeza, é uma boa alternativa para colocar em banheiros.

    Abraços…

    Responder
  2. Ótimas dicas!

    Antúrios são as plantas perfeitas para se ter dentro de casa, resistentes de pouca manutenção,são plantas que purificam o ar interno (ideal para a cozinha) e ainda possuem flores que duram quase uma eternidade!

    Com certeza com essas dicas da para se criar antúrios saudáveis dentro de casa!

    Responder
  3. Antonio Almeida Poglia

    Recentemente ganhei um lindo antúrio, espécie que nunca cultivei.Ele não está bem, mas estas dicas hão de me ajudar em seu cultivo, certamente. Obrigado!

    Responder
  4. Mara Rubia Peixoto

    Gostei da dica, pois não sabia dos cuidados com augúrio.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>