Entenda Como Fazer Adubo Caseiro e Aumente a Vida das Suas Flores

Entenda Como Fazer Adubo Caseiro e Aumente a Vida das Suas Flores

Saiba como fazer adubo caseiro e, depois de desenvolver este aprendizado, utilize-o para otimizar seus custos e cuidar das suas flores da melhor forma possível!

 

Tem um jardim em casa e quer deixá-lo cada vez mais lindo? Uma boa ideia é fazer adubo caseiro. Sim, você pode aprender a, de forma artesanal e orgânica, produzir este material que é tão importante para o desenvolvimento das plantas.

Veja o passo a passo e quais resíduos podem ser reaproveitados em seu lar!

É fácil fazer adubo caseiro?

É muito simples e o melhor é que você pode reutilizar elementos que iriam para o lixo. Ou seja, além de fazer um material para as plantas do seu jardim, também beneficiará o meio ambiente. Não é incrível?

Passo a passo para produzir adubo orgânico

Veja como fazer:

  1. reaproveite resíduos orgânicos que jogaria fora. Para otimizar seu tempo e tornar o processo mais prático, tenha lixeiros distintos em casa para orgânicos e recicláveis;
  2. por mais que vá reaproveitar estes resíduos, tenha o cuidado para não utilizar óleos, substâncias químicas como pesticidas ou herbicidas, laticínios e até mesmo plantas não saudáveis;
  3. faça um buraco no solo e deposite sua reserva de materiais. A ideia é que se decomponham, por isso, cubra com terra;
  4. por cima, adicione algum item metálico para cobrir e retire apenas uma vez por semana para averiguar se os orgânicos estão se decompondo;
  5. a cada vez que abrir o buraco novamente, mexa para que os resíduos se misturem com a terra;
  6. averigue se a textura está úmida, pois esta é a forma ideal de um adubo.

Lembre-se de que este processo pode ser demorado, principalmente no verão — levando, em média, três meses para ficar pronto. Porém, existem outras formas de fazer adubo caseiro.

Outros resíduos que podem ser utilizados

Se deseja simplificar e fazer o material de forma mais rápida, uma opção também é misturar borra de café na terra. Isso faz com que ela fique úmida e desenvolva micro-organismos que vão impulsionar o cultivo de suas flores.

Adicionar minhocas no solo também ajuda a potencializar o adubo. Elas ajudam a criar caminhos para o solo respirar e também depositam elementos orgânicos.

Por que fazer adubo caseiro?

Gostou das dicas? Elas são ótimas por alguns motivos:

  1. você terá seus recursos otimizados;
  2. é uma medida sustentável;
  3. ajudará no desenvolvimento das suas plantas e flores;
  4. todo o processo de crescimento e cultivo do seu jardim terá um toque especial de carinho feito por você, já que desde o início estará envolvido.

Agora que já sabe mais sobre como criar adubo caseiro, que tal começar o quanto antes? Aproveite e confira nossas opções de flores plantadas no site da Giuliana Flores!

Você também vai gostar de:

  1. Aprenda a Cuidar de Todos os Tipos de Tulipa
  2. Conheça os Benefícios da Semente de Girassol
  3. Descubra Como Fazer Muda de Begônia

 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas