Significado de Cravos – Conheça Mais sobre a Flor dos Deuses

3/07/2019

Eles estão entre as mais famosas e populares flores e são originários do continente asiático, mais especificamente do Extremo Oriente. Porém, você conhece a origem e o significado de cravos, quando são presenteados ou usados na decoração de ambientes?

Entenda melhor sobre as origens e simbolismos dessa flor!

A história do cravo

É uma planta exótica, muito mencionada na mitologia grega e na romana. Recebe, em Roma, o nome de “Flor de Júpiter“, por apresentar características similares ao deus de mesmo nome, que representa o mesmo que Zeus para os gregos.

De extrema beleza e de cores muito variadas, essa flor apresenta abundância de pétalas e também um caule retilíneo muito verde, cilíndrico e tubular de lindíssima ramificação. Seu tamanho varia de acordo com a espécie, podendo chegar até 1 (um) metro de altura. É também um excelente pesticida, pois seu perfume forte e característico não é tolerado pela maioria dos insetos.

Vejas o significado de cravos

Por apresentar grande variedade de cores e grande significado mitológico, o significado de cravos é, na maioria das culturas, um desejo de boa sorte. Ou seja, tem o dom de atrair bênçãos e vitórias e é, até hoje, usado como símbolo em bandeiras, festivais e revoltas de muitos países, principalmente europeus — como no caso da Revolução dos Cravos, em Portugal, na década de 1970.

Conheça as utilidades dos cravos

Devido ao significado de cravos, são muito usados na lapela de noivos durante casamentos. Além disso, possuem um aroma peculiar e delicado, por isso são uma das flores mais utilizadas na fabricação de incensos e perfumes.  Quando misturados com canela, são indicados para eliminar o odor de cachorros de dentro de casa e até cheiro de gordura da cozinha.

O cravo também é uma das flores mais procuradas em floriculturas, principalmente no dia das mães, por trazer grande simbologia à figura materna. Quando estão em vasos, como é o caso do arranjo abaixo, são lindos para levar mais cor à decoração dos ambientes.

Aprenda a cultivar belos cravos

Os cravos devem ser cultivados em solo bastante quente, adubado e não muito úmido. Sua reprodução ocorre por meio de sementes, o que a torna uma flor de fácil cultivo, embora não deixe de requerer certos cuidados, sendo necessário cobri-las por uma mistura entre terra de jardim e terra vegetal, que deve ser mantida sempre úmida até o momento da germinação, entre uma ou duas semanas, e sob uma temperatura de 15ºC a 20ºC.

Essa flor, nos trópicos, precisa ser cultivada em altitudes extremas. O clima da América do Sul favorece o cultivo de cravos da espécie dianthus fimbriatus, fato que torna possível a produção em larga escala dessa variedade de cravo nesse continente.

Para presentear

Independente do motivo, ou a cor escolhida, presentear com esse tipo de flor faz a pessoa se sentir muito amada e querida. A sua fragrância envolvente, seu perfume sedutor e suas cores vibrantes, com certeza alegram e aquecem tanto o coração de quem recebe quanto o de quem dá um belo buquê de flores de cravos.

O cravo rosa, por exemplo, que tem os significados de felicidade e gratidão, são perfeito para presentear alguém à quem você é muito grato! Pode ser sua mãe, por estar sempre do seu lado, aquela sua amiga especial, a namorada, e todos aqueles por quem você sente carinho. E quando os cravos são colocados em arranjos junto com rosas, por exemplo, tal qual o Majestoso Mix de Flores White, o presente se torna ainda mais elegante, surpreendente e lindo!

Agora que já conhece mais sobre essas lindas e significativas flores, aproveite para ver outras opções de presentes com cravos diretamente em nosso site. Você vai se encantar, acesse!

Você também vai gostar de:

1. Encanto que Transcende Gerações: Conheça o Significado dos Cravos
2. Conheça as Flores Para Presentear Mais Usadas
3. O Outono Chegou – Inspire-se na Estação Para Decorar Sua Casa

Compartilhe este artigo

5 Comentários para “Significado de Cravos – Conheça Mais sobre a Flor dos Deuses”

  1. Paulo Cardoso

    Sensacional, sou filho de portugueses, agora sei o porque de os meus pais gostarem bastante deste a flor. Parabéns!!

    Responder
  2. gostei muito mesmo destas flores amei sou apaixonada pelas flores plantas

    ótimos os produtos

    Responder
  3. Mariline cardona

    Como devo cortas a aste do cravo para absorver bem a água e durar mais tempo na jarra?

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>