Cultivando Fofura: Conheça mais sobre os Minicactos

4/12/2015

Não existem plantinhas mais fofas do que os minicactos. Dispostas em qualquer parte da casa, elas deixam a decoração mais charmosa e ainda exigem poucos cuidados, sendo ideais para quem não tem muito tempo. Se você deseja adotar um, conheça mais sobre essa espécie e saiba como cultivá-la.

minicactos

Fonte da imagem: bbel

Prazer, minicactos 

Encontrados em vários tipos, formatos, tamanhos e espécies, os minicactos são originários da África e possuem a capacidade de armazenar grandes quantidades de água. Por esse motivo, adaptam-se melhor a climas áridos e quentes. As plantas possuem diversos espinhos, que auxiliam no processo de respiração, ajudam a evitar perda de água e ainda atuam como proteção contra predadores.

minicactos-tipos

Fonte da imagem: http://leblogmodeuztroqueuz.blogspot.fr/

Como cuidar de minicactos 

Apesar de exigirem menos cuidados que outras espécies de plantas, os minicactos precisam de um tempo de atenção para manterem-se sempre bonitos. Como eles armazenam grande quantidade de água, devem ser regados apenas duas vezes por semana ou quando a terra estiver muito seca ao toque durante os períodos mais quentes. No inverno, a rega deve ser reduzida a uma vez ao mês.

Outro cuidado no momento de regar é atentar-se para jogar água somente na raiz e não deixá-la cair na planta. Nunca arranque os espinhos do seu minicacto. Como já falamos anteriormente, essas estruturas, que são folhas reduzidas durante a evolução, possuem funções vitais e arrancá-las prejudica a sua plantinha. Também é recomendado não manuseá-lo muito abruptamente, porque isso pode danificar a sua estabilidade e desenvolvimento.

Decore sua casa com minicactos 

Na sala, no quarto, na janela da cozinha, os minicactos deixam a decoração ainda mais bonita. No entanto, é importante que o local tenha um pouco de iluminação solar. Como são pequenos, não precisam de muito espaço e ainda podem ser dispostos em diversos recipientes, desde vasos tradicionais até canecas estilosas. Escolha o acessório que mais combinar com o ambiente em que você pensa em colocar essas lindas plantinhas!

mincacto-na -xicara

Fonte da imagem: http://gideaopaisagismo.com/

 

cacto-em-casa

Fonte da imagem: http://leblogmodeuztroqueuz.blogspot.fr/

 

cacto-no-vaso

Fonte da imagem: https://www.etsy.com

 

minicactos-em-xicaras

Fonte da imagem: http://acultivatednest.com/

Agora é só escolher o seu para deixar a sua vida muito mais bonita com essas lindas plantinhas!

 

Você também vai gostar de: 

  1. Aprenda a fazer jardins em miniaturas

 

Compartilhe este artigo

Um comentário para “Cultivando Fofura: Conheça mais sobre os Minicactos”

  1. Tereza Nacre

    Sou colecionadora de cactos e pretendo aumentar a minha coleção. Gostaria que vocês me mandassem detalhadamente as especies que eu poderia escolher.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>