Como Cuidar de Azaleias – Saiba Tudo Sobre o Cultivo da Flor!

19/01/2018

As azaleias são originárias do continente asiático, mais especificamente da China e Japão. O inverno rigoroso que predomina nessas regiões é responsável por algumas das características mais atraentes dessa planta. O destaque fica para sua florescência, que ocorre em plena época do frio, enquanto grande parte dos outros tipos de flores adormecem. Quer saber mais como cuidar de azaleias? Esse post é para você!

como cuidar de azaleias

Créditos da Imagem: Pixabay

Apesar de não pertencerem à flora nacional, as azaleias caíram no gosto dos brasileiros. Elas foram eleitas símbolos da cidade de São Paulo. De fato, não é difícil encontrar essas belas flores nos canteiros das principais ruas paulistas.

Tudo o que você precisa saber sobre como cuidar de azaleias

Cultivar azaleias não é tarefa difícil. Como essas flores estão acostumadas às condições climáticas adversas, adaptam-se bem a diferentes temperaturas e a vários tipos de solos. Essas flores também podem ficar expostas ao sol ou à meia sombra. Isso permite que sejam dispostas em vasos para decorar ambientes fechados ou jardins. Mas alguns cuidados são essenciais para manter essas flores saudáveis e vistosas.

Plantio

Para entender como cuidar de azaleia, é preciso saber primeiro como deve ser o plantio dessa flor. Ele deve ser feito no outono para garantir uma florada mais vigorosa. Utilize uma mistura composta por metade de terra ou substrato, e outra metade de areia e compostos orgânicos. Ao final, afofe bem o solo para facilitar o enraizamento da planta.

como cuidar de azaleias

Créditos da Imagem: Pixabay

Regas

As regas devem ser feitas duas vezes por semana, se as flores estiverem no jardim, e todos os dias, se estiverem em vasos. Mas atente-se para não deixar o substrato encharcado e evite molhar as pétalas.

Iluminação

Se você está pensando em cultivar azaleias no vaso dentro de casa, deverá colocá-la ao sol pelo menos durante quatro horas diárias. A luz solar é elemento essencial para garantir a floração. Mas elas devem ficar protegidas do vento e da chuva, condições climáticas que podem danificar as suas raízes não profundas.

como cuidar de azaleias

Créditos da Imagem: Pixabay

Como cuidar de azaleias com a poda

Saber que a poda deve ser feita após a florada é fundamental para quem quer entender como cuidar de azaleias, pois isso estimula o surgimento de novas flores na próxima estação. É preciso cortar a ponta dos ramos e retirar os galhos e flores secas. Já a adubação pode ser feita em qualquer momento, menos na época de florescência. O tipo de produto utilizado dependerá da espécie, pois algumas exigem materiais ricos em fósforo, enquanto outras precisam de adubos que diminuam a acidez do solo.

As azaleias são consideradas na China como símbolos da feminilidade, pois colorem a estação mais fria e cinzenta do ano. Elas também são associadas à felicidade e elegância. Todos esses simbolismos tornam a espécie excelentes opções de presentes para diversas ocasiões!

Agora que você já sabe como cuidar de azaleia, encontre lindos arranjos no site da Giuliana Flores para encantar e surpreender quem você ama!

Você vai gostar de:

  1. Saiba Mais Sobre as Azaleias
  2. Alegre os Jardins Durante o Inverno com Azaleias
  3. Flores de inverno – Conheça as Flores que Deixam o Frio Mais Colorido

 

Compartilhe este artigo

9 Comentários para “Como Cuidar de Azaleias – Saiba Tudo Sobre o Cultivo da Flor!”

  1. Leidiane de Jesus Lima

    Amei a dica de cultivo das azaleias, agora eu sei como cuidar das minhas 😁

    Responder
  2. Lucilene da Silva neuwert

    ola! minha azaleia ja esta plantada no vaso e ja floriu mas agora as folhas esta amareladas e algumas ja esta caindo o que faco.

    Responder
  3. Amo azaleias,mas não tenho sorte ,aminha que plantei no jardim,morreu!

    Responder
  4. Rogério c souza

    olá gostaria de adquirir mudas de azaleia de Jardim como fazer!!??

    Responder
  5. CASSIANE

    OLA, EU GOSTARIA DE SABER SE A AZALEIA, PARA MIM PLANTAR PRECISO COMPRAR UMA MUDA OU PODE-SE PLANTAR UM GALHO (tipo roseira) e se tem um mês especifico para o plantio?
    obg

    Responder
  6. matildes de jesus santana

    gostaria de receber informações sobre azaleias e orquideas
    cultivo em cacos e geralmente morre

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>