Pinheirinho: Como Cuidar e Decorar sua Árvore de Natal Natural

21/12/2016

O Natal tem vários símbolos e um que não pode faltar é a árvore em casa. Símbolo da vida, a origem dessa tradição é pagã e muito antiga na história da humanidade. Os romanos costumavam enfeitar suas casas com pinheirinhos durante a Saturnália, festival que homenageava Saturno, o deus da agricultura, e acontecia durante o inverno.

Pinheirinho - Árvore de Natal Natural

imagem de: http://www.revistaguiashow.com.br/

Mas o primeiro relato do uso do enfeite tal como conhecemos hoje data do século XVI em Strasbourg, Alemanha, onde as famílias tinham o costume de pendurar  papéis coloridos, frutas e doces nos pinheirinhos. O costume chegou aos Estados Unidos no início de 1800 e de lá para cá, espalhou-se para várias partes do mundo.

E aqui o costume pegou tanto a ponto da data não ser a mesma sem a árvore de Natal. Apesar dos modelos artificiais serem os mais procurados pelas famílias, o pinheirinho natural também é uma excelente opção. No entanto, sua utilização e decoração exigem alguns cuidados para que ele fique bonito durante toda a comemoração.

Principais cuidados

Apesar de ser denominado pinheirinho e ter muitas semelhanças com essa espécie, as árvores natalinas utilizadas por aqui são as ciprestes, criptomérias e tuias,  que mais se adaptam ao nosso clima. Em comum, elas têm o formato de cone, grande porte e longevidade quando plantadas em solo.

pinheirinho-de-natal

imagem de: https://afemariadotcom.files.wordpress.com

Em vasos, essas plantas podem apresentar deficiência nutricional devido ao espaço pequeno. Por isso, necessitam de cuidados constantes para manterem-se conservadas por mais tempo. Entre eles, estão trocar o recipiente conforme o pinheirinho for crescendo.

Se você está pensando em utilizá-lo na decoração de Natal, a dica é separar um espaço bem iluminado e ventilado da casa para colocar seu pinheirinho. Gire o vaso com frequência para garantir que todas as folhas recebam sol suficiente.

A quantidade de regas depende do tamanho do pinheirinho e temperatura do ambiente. Em dias quentes, uma espécie grande deve receber meio litro de água a cada dois dias. Já durante o tempo úmido, regá-la uma vez por semana costuma ser suficiente. De qualquer forma, solo muito seco e aparecimento de folhas amarelas são indícios de que a planta precisa ser aguada!

Pinheirinho - Decoração de Natal

imagem de: http://bemverde.com.br/

No que se refere à decoração do seu pinheirinho, apesar de ser natural, ele pode receber os mesmos adereços da versão artificial. Só tome cuidado com objetos muito pesados, para não danificar os galhos mais frágeis da planta. Também é importante escolher um pisca-pisca de qualidade para evitar incêndios.

Como escolher o seu pinheirinho

Escolher o pinheirinho certo no momento da compra também é fundamental para garantir a sua conservação. Desconfie daqueles que estiverem com folhas murchas, ramos e pontas secas, sejam plantados em terra muito compacta e com musgos, além dos vendidos a preços muito abaixo do convencional. Considere, ainda, se o porte da planta é compatível com o tamanho do vaso!

decoracao-pinheirinho

imagem de: http://apequenalojademaravilhas.blogspot.com.br/

No site da Giuliana Flores, você encontra várias plantas e flores de qualidade para decorar a sua casa no Natal!

Você também vai gostar de: 

  1. Confira as melhores dicas de decoração de Natal
  2. Confira os principais tipos de flores para Natal

 

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>