Saiba mais sobre as Azaleias
Quer saber mais sobre as azaleias e ainda aprender como cuidar dessas belas flores? Venha conferir e se maravilhar com uma das flores mais encantadoras que existem!
Com formato apaixonante, as azaleias são uma das flores mais encantadoras que existem. Elas são nativas da China e Japão, mas foram melhoradas geneticamente na Holanda e Bélgica, resultando em uma variedade de cores, entre elas as incríveis mescladas.
As azaleias são consideradas as rainhas do inverno, sendo muito especiais por alegrar a estação em que a maioria das espécies está em repouso. Dessa forma, florescem principalmente entre abril e junho, quando as temperaturas estão mais baixas. Nesses períodos, é possível apreciar uma florada exuberante, em quantidades tão grandes que são capazes até de esconder a folhagem da planta.
Como cuidar das azaleias
As azaleias exigem cuidados especiais para conservarem-se belas e vistosas durante um longo período. No entanto, essas flores são rústicas e resistentes, suportando até mesmo condições adversas. Esse é um dos motivos que as fazem ser escolhas certeiras para adornar praças e ruas. Elas são, inclusive, consideradas a flor símbolo de São Paulo, por serem encontradas em vários cantos da maior cidade do país.
Ao cuidar de azaleia, você deve principalmente atentar quanto à quantidade e periodicidade das regas. As azaleias não devem receber água em excesso, porque tornam-se ambientes favoráveis para a proliferação de micro-organismos que as prejudicam. Você deve fazer isso sempre que verificar o solo muito ressecado, mas sem deixar acumular água sobre o prato. Uma vez por semana, mergulhe o vaso em um balde com água morna.
Atente-se para podar as flores murchas a planta periodicamente, garantindo a remoção de pétalas murchas e amareladas sempre que elas aparecer. Isso evitará a proliferação de doenças e ajudará na abertura de novos botões. Aliás, a falta de floração principalmente durante a estação em que isso costuma acontecer é sinal de que a planta precisa ser adubada. Faça isso uma vez por mês, com a seguinte mistura caseira: uma parte de farinha de ossos e uma parte de torta de mamona. Se quiser optar por um fertilizante industrializado, escolha os produtos ricos em fósforo. Nesse caso, peça ajuda a um especialista para encontrar aquele mais indicado para a espécie que você cultiva e o utilize seguindo as instruções do fabricante.
As azaleias não podem ser expostas dentro de casa, porque precisam de muita luz solar para se desenvolverem adequadamente. Por isso, é importante escolher um local bem fresco e iluminado para colocá-las. Se você não tiver um quintal ou outro cômodo ao ar livre, uma boa ideia é deixá-las perto ou no para-peito de janelas. Além disso, elas devem ser expostas direto aos raios solares pelo menos quatro horas por dia.
Você também vai gostar de:
- Confira as melhores dicas de como cultivar azaleias
- Alegre os jardins durante o inverno com azaleias
- Conheça curiosidades e lendas sobre a azaleia
2 Comentário(s)
Quero saber como devo semear azaléias perennial
Linda flor a azaleia. Muito bom esse blog.