Confira 7 dicas de como criar um jardim simples em casa

Confira 7 dicas de como criar um jardim simples em casa

Quer transformar um cantinho da casa em um local mais fresco e relaxante? Olha só!

Ter um jardim simples em casa deixa qualquer ambiente ainda mais charmoso e acolhedor. E engana-se quem pensa que para cultivar um jardim simples em casa é necessário muito espaço. Nos dias de hoje, jardins de inverno, jardins verticais e até jardins suspensos vem se tornando uma alternativa inteligente para ambientes pequenos. Logo, motivos não faltam para você ter um lindo jardim para chamar de seu.

Existem diversas formas de criar um jardim simples em casa. Não é à toa que muitas pessoas ficam em dúvidas sobre como acertar no modelo de jardim no qual seja possível cuidar sempre das plantas sem atrapalhar a rotina da casa.

Pensando nisso, se você deseja transformar um cantinho da casa em um local mais fresco, acolhedor e relaxante, vem com a gente. Neste post, vamos compartilhar 7 dicas de como criar um jardim simples em casa. Confira!

Confira 7 dicas de como criar um jardim simples em casa 

Com muito planejamento e criatividade é possível criar um jardim simples em casa com poucos gastos. O segredo? Escolher as plantas corretas para o local, reaproveitar móveis e recipientes de casa e investir em uma boa e funcional iluminação artificial para os períodos noturnos, que são perfeitas para embelezar e trazer segurança para o espaço.

Mas, calma! Abaixo vamos detalhar um pouco mais sobre cada dica compartilhada. Confira, coloque-as em prática e se surpreenda com os resultados.

  1. Defina o local de cultivo

O primeiro passo para criar um jardim simples em casa é definir o local onde as plantas serão cultivadas. Afinal, o jardim simples pode ser estruturado tanto nas áreas externas como em ambientes internos do imóvel, dando vida aos chamados jardins de inverno.

A escolha do local ajudará você diretamente na escolha das plantas que serão colocadas no espaço, bem como, na composição do ambiente como um todo. Por isso, essa etapa deve ser feita com muita atenção e planejamento.

2. Escolhas as espécies adequadas para o local

A escolha das espécies de plantas está diretamente relacionada com a escolha do local onde será instalado o jardim simples. Áreas com muito sol pedem plantas que necessitam de muita luz natural para se desenvolverem, enquanto que ambientes de meia sombra ou sombra total exigem plantas que se adaptam a essa luminosidade.

Como dica, procure investir em plantas originárias da sua região, pois além de serem mais baratas certamente serão mais fáceis de cuidar. Uma outra alternativa é apostar em espécies que não exigem muitos cuidados de rega e manutenção como os cactos e suculentas, que formam lindas composições tanto no solo como em vasos e floreiras.

3. Se não tiver área externa, opte por vasos 

Nem todo mundo tem o privilégio de poder desfrutar de uma área externa com jardim. Logo, se você não dispõe de um espaço externo que possibilite a formação de um jardim, opte pelo uso de vasos e floreiras de chão. Pense em uma composição elegante, invista em recipientes variados e cultive diversas espécies diferentes.

4. Considere a instalação de jardins verticais

Com a instalação de jardins verticais, a falta de espaço já não é mais desculpa para aqueles que moram em casas e apartamentos pequenos e desejam ter um cantinho verde e fresco para se conectar com a natureza. Podendo ser adaptado aos mais diversos ambientes da casa, o jardim vertical além de embelezar o espaço, também melhora a qualidade do ar, reduz a temperatura dos ambientes, auxilia no isolamento acústico e intensifica a sensação de bem-estar e tranquilidade.

5. Reaproveite móveis e objetos de casa

Sabe aquele aparador ou cômoda que não tem mais utilidade na sua casa? Pois, é! Esse móvel pode ser inserido de forma criativa na decoração do seu jardim simples. Sua estrutura pode ser usada como apoio de vasos e floreiras de plantas. 

Janelas antigas por sua vez podem se transformar em lindos jardins verticais, enquanto que potes de vidro, botas, baldes e até xícaras podem se tornar lindos recipientes para as plantas do jardim simples.

6. Complemente com acessórios de jardim

Para trazer ainda mais beleza e charme para o jardim simples procure complementar o espaço com acessórios de jardim. Limitador de borda de canteiros, pedras, fontes e cascatas pequenas, esculturas, redes de descanso e bancos de jardim são alguns dos itens que certamente irão trazer ainda mais estilo e funcionalidade para o espaço.

7. Projete uma iluminação artificial para o espaço

Para aproveitar o jardim simples também nos períodos noturnos é fundamental investir na iluminação artificial do local. Em se tratando de jardins de inverno, por exemplo, você pode investir em uma iluminação mais decorativa com lanternas japonesas, luminárias de piso ou até luminárias de espeto que são discretas e não ocupam muito espaço no ambiente.

Agora se a ideia é projetar uma iluminação artificial para a jardim simples na área externa procure investir em postes, tochas, cordões de luz, balizadores, luminárias espeto solar, refletores, arandelas ou lamparinas. Por isso, antes de escolher qual a iluminação irá fazer parte do seu projeto, avalie com atenção se as luzes serão apenas decorativas ou se irão contribuir com a segurança durante a circulação de pessoas e animais no imóvel.

8. Projete uma iluminação artificial no jardim simples.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas