Cuidar de Pimenteira | Veja como fazer

Cuidar de Pimenteira | Veja como fazer

Cuidar de pimenteiras não é difícil, mas exige alguns cuidados para manter a saúde e vistosidade dessa plantinha. Saiba quais são os principais pontos de atenção para cultivar a espécie em vaso.

Quem nunca sonhou em ter a própria hortinha e seus temperos favoritos cultivados em casa, tendo aquele sabor sempre à mão, não é mesmo? Uma boa maneira de começar uma hortinha em espaços pequenos é cultivar uma pimenteira. Venha com a Giuliana Flores e aprenda a cuidar de pimenteira. Veja como é fácil.

 

Pimentas cuidar de pimenteira

Pimentas de variados tipos

Escolha um local iluminado

O primeiro cuidado que você precisar ter se deseja cultivar uma pimenteira em casa é na escolha do local onde ela vai ficar. Elas precisam receber pelo menos seis horas de sol por dia, por isso, o ideal é escolher um local arejado e que recebe bastante luz natural.

Importante: Apesar de precisarem de luz natural, não é recomendado que elas fiquem expostas diretamente aos raios solares, principalmente entre as 12h e 16h, quando os raios são mais fortes.

 

Pé de Pimenta

Cuidar de pimenteira exige rega constante

Para garantir o florescimento e a frutificação adequada da sua pimenteira, é necessário fazer a rega diária da plantinha. Porém, com cuidado para não deixar as folhas e o vaso encharcados, já que o excesso de água prejudica a saúde da planta com a proliferação de micro-organismos nocivos.

Outra dica importante é regar apenas o solo nos momentos mais frescos do dia, como o amanhecer e no final da tarde. Isso já é suficiente para um bom crescimento da sua pimenteira.

Aviso: Regar na quantidade e frequência correta, realça o ardido característico da pimenta, dando um sabor todo especial para o seu tempero.

pimenta-vasinho

Pé de pimenteira cultivado em casa

Faça a adubação na medida correta

A pimenta é uma flor frágil, por isso é importante ter bastante atenção na quantidade de adubo utilizado, pois ela varia de acordo com cada fase de vida da plantinha. No momento do plantio, o recomendado é usar 30% de adubo orgânico.  Já durante a vida útil, a adubação pode ser feita a cada 60 dias, reaplicando o produto.

Anote aí: Utilize húmus de minhoca, esterco de galinha ou esterco bovino na quantidade indicada pelo fabricante para o tamanho do vaso para garantir a adubação correta.

A poda correta aumenta a vida útil da pimenta

Para manter a sua pimentinha saudável e bonita por mais tempo, é importante fazer a poda regular de galhos secos e folhas murchas. Podar com frequência contribui para que a planta canalize suas energias corretamente, crescendo e se desenvolvendo com mais saúde.

Mantenha sua pimenteira longe de pragas

As pimenteiras são frequentemente atacadas por pulgões, cochonilhas e tripés. Para mantê-los longe e deixar sua florzinha sempre saudável, você pode recorrer a alguns cuidados orgânicos como:

  • Evitar encharcar o solo e mantê-lo coberto;
  • Fazer a rotação de plantio com diferentes espécies no mesmo ambiente;
  • Retirar as partes atacadas manualmente;
  • Não use adubos químicos sintéticos;
  • Use produtos naturais para combater as pragas.

Pimenta Plantada de forma criativa

Pimenta Plantada de forma criativa

O que fazer no momento da colheita?

A melhor recompensa em cuidar direitinho da sua pimenteira é vê-las frutificar. Em geral, ela demora entre 50 e 55 dias após a floração para gerar frutos e estar apta para a colheita, podendo ter o seu desenvolvimento abreviado em regiões com temperatura mais elevada.

Dica com sabor: Uma dica para os floristas de primeira viagem é se atentar à coloração da casca, pois quando ela estiver 80% vermelha, é sinal de que a sua plantinha está pronta para a colheita dos frutos. O que dá aquele toque especial à sua refeição.

Viu como é fácil cuidar de pimenteira? Fique no Blog da Giu e aprenda muito mais sobre jardinagem.

Que tal começar já um lindo jardinzinho em casa? Veja as opções exclusivas da Giuliana Flores. Você vai amar!

8 Comentário(s)

  1. Olavo Flores disse:

    Ótima informação, eu realmente não sabia que se você der água na medida certa pode aumentar a ardência das pimentas, lindo post! Adorei as dicas de tirar galhos e folhas secas.

  2. Pablo disse:

    Excelentes dicas. Obrigado por compartilhar esses vinhecimentis

  3. Antonio neto disse:

    Valiosas informações, pois estava encharcando as plantas. Com quanto tempo de plantada a pimenteira começa a florir e dar os frutos?

    1. Giu disse:

      Olá Antonio!
      A pimenteira começa a produzir após 120 dias do plantio, entre os meses de agosto e maio.

      Abraços Giu

  4. Bárbara disse:

    Como posso fazer uma muda?

    1. Giu disse:

      Oi Bárbara!
      Para fazer muda de pimenta, você vai precisar das sementes. Você pode plantar no local definitivo ou semear em potes plásticos, as sementes devem ficar a 0,5 cm do solo e em cerca de 1 a 2 semanas elas germinarão.

      Beijos Giu

  5. Ludmyla disse:

    Comprei uma pimenteira e deixei no mesmo vaso, uma semana depois ela estava com as folhas todas muchas e com a raiz seca. Tomava sol na parte da manhã, em torno de 4h e era regada todos os dias a noite. Por que secou?

    1. Giu disse:

      Olá Ludmyla! Verifique a qualidade da terra, se é um solo fértil. E não se esqueça, que mesmo colocando a pimenteira no sol deve manté-la em local bem iluminado.
      Beijos Giu

Matérias relacionadas