Flor Dente-de-Leão: Conheça sua Delicadeza
Facilmente encontrada em ruas e vias públicas, a flor Dente-de-Leão encanta adultos e crianças por permitir que seja soprada e disparada ao ar. Conheça a delicadeza da flor Dente-de-Leão no post a seguir!
Encontrada facilmente embelezando as ruas da cidade, a flor Dente-de-Leão é um encanto para adultos e crianças. Assim que brotam, as pétalas – semelhantes à juba de leão – e as folhas com aparência dentada chamam a atenção de quem olha. Mas, a surpresa mesmo acontece quando elas são sopradas e suas sementes são levadas pelo vento. Conheça a delicadeza da flor Dente-de-Leão a seguir!
Origem e Curiosidades
O Dente-de-Leão pertence ao gênero de plantas “taraxacum”, palavra árabe que significa “erva amarga”. O nome Dente-de-Leão é de origem francesa. Outros nomes atribuídos à flor são: Taraxaco, Amargosa, Amor-de-Homem e Chicória Silvestre.
O Dente-de-Leão é rico em potássio e betacaroteno, possuindo diversas propriedades medicinais. Por isso, muitas pessoas usam o Dente-de-Leão para fazer chás ou até mesmo como ingrediente da salada. Há pessoas que, inclusive, usam a flor para tratar resfriados e amidalite, já que contém taraxicina. Para quem nunca provou, a flor tem o sabor parecido com a chicória.
Vale dizer que o consumo das folhas, flores e raiz não é recomendado enquanto a flor estiver viva, já que por ficar exposta à poluição, ela absorve metais pesados dos carros e sujeira de vias públicas.
Cultivo da flor Dente-de-Leão
No Brasil, o Dente-de-Leão também é considerado como erva daninha, já que nasce facilmente em qualquer terra fértil e compete por água e nutrientes com outras plantas. O Dente-de-Leão cresce melhor no clima temperado ou subtropical e pode resistir em temperaturas baixas. Nesse caso, as folhas tendem a cair.
Quanto à luminosidade, ele pode ser cultivado com luz solar direta ou em sombra parcial (por isso, no Brasil, ele é encontrado com muita facilidade).
O solo para cultivá-lo precisa estar bem drenado com riqueza em matéria orgânica, mas não é necessário um solo específico., basta que a terra esteja saudável.
O Dente-de-Leão adora água. Por isso, as regas constantes são ideais. Mas tenha cuidado para não encharcar o solo, isso faz com que a raiz apodreça e a planta morra.
Cuidados com o plantio
É preferível que a semeação seja em um local definitivo da horta, já que as raízes crescem muito rápido e precisam de bastante espaço. Caso opte por fazer em sementeiras, o transplante deve ser feito assim que as mudas puderem ser semeadas. As sementes devem ser cobertas por uma fina camada de terra peneirada. A germinação ocorre entre cinco e três semanas. Para os demais cuidados, retire sempre as plantas invasoras.
E você, também adora assoprar o Dente-de-Leão? A flor é realmente bela!
Encontre outros tipos de flores em nosso site e decore a sua casa!
0 Comentário(s)