Cuidar de Flores Pode Ser Uma Terapia
Cuidar de flores e plantas pode trazer alegria e tranquilidade, sendo até uma atividade terapêutica. Descubra como esse cultivo pode ajudar!
A jardinagem abrange o cultivo de qualquer tipo de planta com o objetivo de embelezar um ambiente. Além de acrescentar um toque especial a casas e apartamentos, a arte de cuidar de flores e criar um cantinho especial e cheio de vida é uma atividade muito relaxante.
Sentir a terra molhada com a ponta dos dedos, manusear delicadas sementes, podar os ramos e outras tarefas desse tipo podem funcionar como uma terapia alternativa, complementando tratamentos clínicos convencionais e estimulando a vontade de viver.
Benefícios desta prática no dia a dia
Também conhecida como Garden Terapy, a jardinagem terapêutica combina técnicas de cultivo de plantas e contemplação de jardins. Esse tipo de terapia amplia a capacidade de interação das pessoas que apresentam quadros de depressão, baixa autoestima, autismo e outros problemas psicológicos.
Especialistas afirmam que o encanto proporcionado pela contemplação de um belo jardim leva a mente a um estado meditativo. Assim, é possível diminuir os sentimentos negativos, alcançar momentos de tranquilidade e deixar que os pensamentos otimistas prevaleçam no dia a dia.
Cuidar de flores é uma ótima forma de reduzir o estresse e melhorar o humor. Além disso, o hábito é perfeito para quem gosta de hortas e deseja ter uma alimentação mais saudável. Basta plantar vegetais, ervas e demais planta que podem ser usadas nas refeições.
Dicas para cuidar de flores e do jardim
O primeiro ponto de atenção é a rega que deve ser equilibrada, sem excesso nem escassez de água. Uma boa forma de saber se a planta precisa ser regada é sentir a umidade da terra com a ponta dos dedos.
Uma das curiosidades sobre a jardinagem é que as plantas ao ar livre devem receber água apenas pela manhã ou fim da tarde. Desse modo o solo consegue reter a umidade durante o dia.
A manutenção do jardim pode ser feita aos fins de semana e envolve a limpeza do mato que cresce entre as plantas e a retirada de folhas e flores mortas. Entre os cuidados mensais, está o controle de pragas e a poda.
Flores que alegram o ambiente
Para ter um espaço com alto astral, a dica é investir em flores delicadas e coloridas. Elas têm a capacidade de alegrar o ambiente e trazer mais vida para o local. Para quem cuida, é ainda mais prazeroso lidar com espécies que transmitem boas vibrações. Algumas alternativas são: orquídea, flor-de-maio, bromélia, tulipa lírio da paz, violeta, margarida e gerânio.
Agora que você já sabe que cuidar de flores é uma atividade terapêutica, confira no da Giuliana Flores lindas espécies de flores e plantas para montar o seu jardim e dar início aos cuidados com os arranjos em casa!
0 Comentário(s)
Pode ser em apartemento?
As flores realmente são fonte de energia positiva. Faço horta-terapia pelo sus e tomei gosto. Sinto-me melhor a cada dia.
Olá, adorei o artigo e vou aproveitar o sol da minha cidade e colocar suas dicas em prática.