Jardinagem: Primeiros Passos para Começar

Jardinagem: Primeiros Passos para Começar

Tem vontade de ter um jardim florido, mas não sabe como fazê-lo? Confira nosso guia com os primeiros passos para começar a fazer jardinagem!

Um belo jardim dá outra cara para o ambiente, deixando-o mais vivo, bonito e agradável. Mas para poder dar esse toque verde a sua casa, nem tudo são flores, porém, também não é tão complicado quanto parece. Com alguns cuidados simples é possível fazer o seu lar, literalmente, florescer durante o ano todo. Confira o nosso post e descubra quais são os primeiros passos para começar a fazer jardinagem.

1. Prepare o solo corretamente

Literalmente, o solo é a base de todo bom jardim. Muitos fatores podem influenciar na qualidade da terra onde suas plantas irão germinar e crescer, como o clima, fertilizantes naturais presentes (fezes de animas e folhas secas decompostos no meio) e temperatura.

Jardinagem

Créditos da Imagem: Pixabay

Como uma avaliação completa do solo é uma tarefa cara e até desnecessária para um jardim de casa, o ideal é criar uma camada sobre o solo com uma mistura de terra e material orgânico, que você pode comprar em qualquer loja especializada. Além disso, é indicado a utilização de calcário, que tem a capacidade de reduzir a acidez da terra, auxiliando o crescimento das plantas.

2. Plante as primeiras flores

O primeiro passo é decidir se irá fazer o processo utilizando sementes ou mudas. Se optar pela primeira opção, basta seguir as instruções que constam em suas embalagens. Agora se preferir replantar mudas em seu processo de jardinagem, será preciso fazer um buraco com o dobro de profundidade do vasinho em que ela tiver germinada e com sete centímetros a mais de profundidade que deverá ser preenchido com adubo. Antes de colocar flor no local, encha-o com água e espere que o solo a absorva e depois de plantá-la, cubra tudo com a terra orgânica.

jardinagem

Créditos da Imagem: Pixabay

3. Cuide da jardinagem com manutenção

Diariamente, será necessário fazer a limpeza do local e retirada de ervas daninhas que possam nascer próximas a sua flor. Até que ela “pegue”, as regas devem ser realizadas todos os dias. Também é necessário observar pragas e doenças que possam ser uma ameaça ao seu jardim. Caso perceba algum problema, basta ir a uma loja especializada e buscar os produtos indicados para tal.

 

chives-2342934_640

Créditos da Imagem: Pixabay

Quer encontrar as melhores flores plantadas para aprender como fazer jardinagem na prática e criar um ambiente florido, colorido e cheio de vida em casa? Encontre o que precisa na Giuliana Flores.

Você também vai gostar de:

  1. Dicas para Montar um Jardim de Flores
  2. Como Montar Um Jardim Em Apartamento
3 Comentário(s)

  1. Obrigado por compartilhar, amei as dicas.

  2. Olá, obrigado pelo texto! Muito interessante.

  3. Jessica disse:

    Amei suas dicas, muito obrigada!!!

Matérias relacionadas