Como aproveitar as flores para alegrar e tornar mais linda a decoração da casa

Como aproveitar as flores para alegrar e tornar mais linda a decoração da casa

4 motivos para você decorar sua casa com flores. Confira!

Flores para alegrar a decoração da casa

1. Toques de cor e aroma

Decorar com flores é uma verdadeira arte à parte. Isso requer uma sensibilidade e um bom gosto que vai, muitas vezes, bem além do que os mini cursos ou reportagens sobre decoração ensinam. 

Precisamos lembrar que, mesmo galhos cortados, por um tempo apresentam vida, transformando imediatamente o astral dos cômodos onde são colocados. E, num primeiro momento, percebemos isso através das cores e aromas emanados.

Arranjos de flores brancas complementam muito bem as composições. Mas raramente os arranjos passam despercebidos ao olhar. Mas, na verdade, na maioria das vezes, acontece justamente o contrário, os arranjos ajudam a destacar as belezas das decorações ou até mesmo virando pontos focais efêmeros de grande importância nestes cenários. 

É justamente o lado positivo desse ornamento é poder transformar rapidamente a casa sempre que desejado.

É claro que as cores dos arranjos não precisam combinar cem por cento com a decoração. Na verdade, elas podem ser o elemento especial a completar uma nova mistura cromática proposta para o local, instigando novas impressões nos observadores. 

Quer um exemplo? Um ambiente decorado em verde e amarelo com toques de arranjos com flores em cores como rosa escuro e violeta, desse jeito, sendo uma composição formada com base em tons complementares.

Agora vamos falar dos aromas, que também impactam o modo como as pessoas percebem os ambientes. Pensando especialmente nas mulheres, podemos sugerir as fragrâncias das rosas, símbolo do sagrado feminino, bastante suave e delicado. 

E tem outras flores que também viram perfume e que podem fazer parte da decoração de interiores, por exemplo: violeta, lírio, jasmim, tuberosa, gardênia, camomila e jasmim, cravo.

2. Pontos focais dinâmicos

Lembrando que muitas flores podem ser cultivadas de casa – como é o caso da flora da fortuna, begônia e flor de maio. Isso quer dizer que não será uma decoração efêmera, mas permanecerá por muito tempo na decoração do imóvel. E como seres vivos, estas espécies vão crescer, fazer brotar novos galhos, folhas e flores, além de ter partes que vão secar e morrer eventualmente, requerendo cuidados constantes para se manterem saudáveis.

O lado positivo é que a decoração de casa será dinâmica, ou seja, mudando de tempos em tempos, proporcionando um novo cenário após dias do observado. Já o lado positivo é que qualquer descuido pode fazer a planta adoecer, passando uma imagem muito ruim para aqueles que olharem o ambiente como um todo. E é possível que os olhos registrem esta informação, mas o cérebro traduz não em ideias, mas sensações, impactando a saúde dos moradores.

3. Equilíbrio energético

As flores podem mais do que encher os ambientes de casa de perfume, elas podem mudar o nosso humor e nos fazer mais felizes em nosso dia a dia. 

Sim, as decorações dos locais que habitamos têm este grande potencial de melhorar a nossa saúde, começando pelo lado psicológico. Mas o que os especialistas em harmonização ensinam é que isso é provocado por algo que vai além da nossa percepção visual, que é a energia.

Ambientes energeticamente bem equilibrados transmitem as melhores sensações e contribuem para a saúde dos seus moradores. Um simples cantinho da casa, antes hostil e sem graça, pode acabar virando o refúgio perfeito para as pessoas renovarem suas energias em meio às flores.

4. Controle do conforto ambiental

Usar vegetação na decoração de interiores é uma estratégia para um melhor controle de conforto ambiental e renovação do ar local. 

As flores podem segurar umidade e fazer o cômodo onde se encontram parecer mais agradável – principalmente para a respiração -, o que é chamado de microclima. Além disso, paredes verdes compostas por folhagens e flores podem também contribuir para o controle acústico, funcionando como barreira sonora.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas