Descubra Como Fazer Mudas de Begônia

Descubra Como Fazer Mudas de Begônia

Confira o significado da flor, curiosidades sobre o plantio e um passo a passo de como fazer mudas de begônia. Simplifique o processo por meio das nossas dicas!

Quem ama jardinagem precisa conhecer mais sobre as diferentes espécies de flores e como cultivá-las. Afinal, há uma beleza em tudo o que é feito com carinho. Ver uma planta se desenvolver por meio do seu cuidado, é uma experiência incrível! Pensando nisso, vamos compartilhar dicas sobre como fazer mudas de begônia, bem como passar informações complementares para ajudar você nesta missão de deixar sua casa mais linda e repleta de cor e amor!

Qual o significado de begônia?

Delicadeza e inocência. Este é um tipo de flor que reflete bem seu significado em suas características físicas. Por muitos anos, as begônias têm sido consideradas a mais pura representação de afeto. São indicadas para presentear em datas especiais e surpreender alguém que tanto ama.

A cor mais tradicional desta espécie é a rosa e seus tons variantes, já que remetem a sentimentos tão delicados quanto suas pétalas.

Por que plantar begônia em casa?

Ter uma begônia em casa é sinônimo de cuidado com o bem-estar de todos os membros da família e com os visitantes. Isso porque, além do significado já citado no tópico anterior, ela também reflete cordialidade e lealdade. Ou seja, caso deseje receber convidados com muito carinho, é uma ótima ideia para deixar a casa linda e criar uma atmosfera especial. O que acha?

Você pode optar por ter jarros com begônias naturais, mas, melhor do que isso, pode aprender como fazer mudas de begônia e plantá-la. Assim, terá a espécie no seu jardim e poderá utilizá-la também na decoração.

Um presente especial

Além das opções de presentear com buquês e arranjos, que tal surpreender com uma muda de begônia? É uma maneira de demonstrar o quanto gosta de alguém. Afinal, seu mimo será personalizado e preparado com muito carinho pelas suas mãos. Já imaginou a alegria dessa pessoa querida ao receber uma flor que simboliza delicadeza, com o acréscimo de amor por ter sida plantada por você? Será um momento inesquecível!

Como fazer mudas de begônia?

Siga o passo a passo:

  1. pegue um galho que vai dar flor. Existem aqueles que são das folhas, mas você precisa selecionar exclusivamente aqueles em que é possível perceber que vai gerar a flor;
  2. retire um tamanho pequeno — em média quatro ou cinco centímetros — e faça o corte dele na diagonal;
  3. coloque parte do caule — aproximadamente a metade — do pequeno galho na água;
  4. depois que perceber que está criando a raiz, diminua a água;
  5. selecione um pequeno vaso, coloque pedrinhas e adubo para adicionar seu caule — é importante que ele já esteja com quatro centímetros de raiz para que a muda se desenvolva;
  6. depois que transferir o caule para o vaso com adubo, cubra mais um pouco com o produto e deixe sua begônia na sombra para crescer.

Depois é só regar quando a terra estiver seca e fazer a troca de vaso quando ela estiver se desenvolvendo. Gostou das dicas?

5 Comentário(s)

  1. MARIA JOSE FONSECA DIAS PINTO disse:

    Obrigada pela dica, vou tentar fazer essa muda.

  2. NATALIA disse:

    Vou tentar.

  3. Zilá disse:

    Amei as dicas
    Begonia pode ficar diretamente no sol?

    1. Giu disse:

      Olá Zilá! Sim, a begônia gosta de luz do sol. Mas verifique antes qual o tipo de begônia irá cultivar, pois ela possui diversas espécies e algumas preferem meia sombra.
      Beijos Giu

Matérias relacionadas