Conheça as Flores Perigosas para seu Gato ou Cachorro

Conheça as Flores Perigosas para seu Gato ou Cachorro

Conheça quais flores são perigosas para o seu animal de estimação e o que elas podem causar em seu gato ou cachorro quando ingeridas.

Como não amar ter uma casa florida e cheia de vida, não é mesmo? Porém, quem tem um animalzinho de estimação em casa precisa ter um pouco de cautela, pois existem algumas flores perigosas para a saúde desses mini companheiros.

Inclusive, muitas destas flores são comumente encontradas em locais de fácil acesso para cães e gatos, por exemplo. Então, para evitar qualquer tipo de acidente, listamos as mais populares neste artigo. Confira!

 

Flores perigosas? Como assim?

Existem algumas flores que, apesar da aparência delicada e de serem totalmente inofensivas às pessoas, ainda assim, possuem um veneno que é prejudicial para a saúde dos animais de estimação.  Geralmente, cachorros e gatos costumam morder as plantas, seja por tédio, nervoso ou até mesmo para coçar os dentinhos que estão nascendo e, como não há um jeito eficaz de evitar que isso aconteça, é melhor deixar esse tipo de planta em um local protegido.

1. Antúrio

Além de conter oxalato de cálcio em sua composição, o Antúrio se alimenta de minhocas por meio do caule central. Por isso, ao ser ingerido pelos animais, pode causar vômito, diarreia e até mesmo asfixia.

2. Azálea

A popularidade da Azálea é indiscutível: todo mundo têm ou já teve dentro de casa em algum momento da vida. Mas, infelizmente, também está dentro da lista de flores perigosas. Ao ser ingerida, ela pode causar distúrbio digestivo e alterações cardíacas no animal.

3. Lírio

Com beleza estonteante, o Lírio também é maléfico ao seu cachorro/gato. Todas as partes que compõem a planta são tóxicas para os animais. Quando ingerida, ou até mesmo tocada, ela é capaz de causar um enorme desconforto: irritação oral e ocular; coceira na pele e/ou mucosas; dificuldade para engolir e respirar e alterações renais e neurológicas.

 

4. Violeta

A Violeta produz três substâncias tóxicas chamadas: violinha, ácido tânico e salicílico, que ao serem ingeridas em maior quantidade causam gastrite, depressão circulatória e respiratória, diarreia e vômito.

Caso tenha alguma destas flores perigosas em casa, é de suma importância ficar atento à qualquer sintoma e correr para um veterinário de confiança para eliminar qualquer risco.

A melhor opção para quem tem cachorro ou gato dentro de casa é optar por plantas pet friendly ou posicionar as flores perigosas em locais altos, longe do alcance deles. Assim, não haverá nenhuma chance do seu animalzinho entrar em contato e ter a saúde prejudicada.

 

Você também vai gostar de:

  1. Jardim Bonito é Jardim Seguro
  2. Confira Ideias de Jardim Familiar
  3. Decoração com Flores — Dicas Para uma Casa Tranquila e Linda

 

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas