Mês do Leitor – Saiba Conservar as Flores por mais Tempo

3/03/2016

Março é o Mês do Leitor aqui no blog e vocês que sugerem as pautas. Na nossa fanpage do Facebook e no nosso Instagram perguntamos o que vocês queriam saber sobre flores. E todas as dúvidas ganharam posts! Começando por um dos temas mais solicitados, vamos ensinar como conservar as flores bonitas e cheirosas por muito mais tempo.

As flores são belas formas de homenagear as pessoas que amamos. Para quem as recebe, o mimo é geralmente utilizado para decorar o ambiente e recordar o máximo de tempo possível essa surpresa incrível. Alguns cuidados contribuem para conservar as flores tão belas quanto o memorável dia em que você as ganhou, independentemente da espécie.

Dicas para conservar as flores no vaso por mais tempo 

Para cuidar de suas flores, você deve ter à mão alguns materiais necessários que são: tesoura de jardinagem e um facão. Este último acessório deve estar bem afiado, do contrário seu corte não será preciso e danificará o caule das flores.

Comece fazendo um corte diagonal de 2 cm na base do caule dos botões, um de cada vez. Esse procedimento ajudará a aumentar a área de absorção da água e providenciará mais nutrientes para a planta se manter bonita por mais tempo. Em seguida, você deve remover as folhas mais baixas para que elas não entrem em contato com água e apodreçam. Isso deve ser evitado, porque pode contaminar o vaso de micro-organismos que prejudicam as flores.

Por fim, antes de colocar as flores no vaso, lave o recipiente adequadamente com água e sabão para que seja desinfectado. Repita esse procedimento sempre que trocar a água, que deve ser todos os dias ou a cada dois dias.

Cuidados com a água 

Quando se trata de conservar as flores por mais tempo, a solução colocada no vaso é fundamental. Você deverá preparar uma mistura com 1/5 copo de água filtrada fria, 1 colher de sopa de açúcar e 2 colheres de sopa de vinagre branco. Coloque-a no vaso ainda vazio e complete com água fria até três dedos da base do caule da planta. Ao contrário do que muitos pensam, essa quantidade de líquido é suficiente para suprir as necessidades das flores. Se você precisar utilizar prato de proteção, não deixe água se acumular nesse recipiente para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Outros cuidados para conservar as flores 

Alguns outros cuidados também são essenciais para que as flores não murchem rapidamente. Evite tocar nas pétalas e folhas e também não regue essas partes. Vale a pena investir em compostos conservantes, que podem ser facilmente encontrados em floriculturas ou mercados especializados. Esses produtos não oferecem nenhum risco à cor e outras propriedades dos botões e sua utilização deve ser realizada de acordo com as instruções do fabricante.
Em breve, vamos postar outras dúvidas de leitores sobre esse mundo encantador, colorido e perfumado que é das flores. Não perca!

Você também vai gostar de: 

  1. Saiba como conservar flores por mais tempo!
  2. Como conservar buquê de rosas por mais tempo

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>