Árvores Frutíferas em Vasos: Dicas de Como Cultivar

5/01/2018

Já pensou em cultivar árvores frutíferas em vasos? As plantas adaptam-se bem a esses recipientes e são ótimas opções de jardinagem às pessoas que moram em apartamentos ou espaços pequenos.

Cuidar das miniárvores é literalmente usufruir de um pedaço da natureza. Elas oferecem frutos saborosos como as árvores de tamanho convencional.

Amoreira, pitangueira, pé de araçá e jabuticabeira são algumas das espécies que podem ser cultivadas em vasos. Mas elas exigem alguns cuidados para se manter vistosas e saudáveis.

Saiba como é o plantio de árvores frutíferas

plantio-de-arvores-frutiferas

imagem de: pixabay.com

Para facilitar o desenvolvimento da raiz, as árvores frutíferas devem ser plantadas em um vaso com 80 cm de largura e 85 cm de profundidade. Não se esqueça de verificar se o recipiente possui furos em sua parte superior para escoamento eficaz da água.

Materiais

O plantio de árvores frutíferas demanda os seguintes materiais: argila expandida, terra vegetal, cascalho pequeno, vaso de terracota, manta drenante e uma pequena pá. A quantidade dos materiais dependerá do tamanho da muda e do recipiente.

Passo a passo

O primeiro passo é colocar a manta drenante no fundo do vaso para não perder terra pelo dreno. Em seguida, coloque a argila em uma camada de cerca de 5 cm e sobre esse material mais um pedaço da manta.

O segundo passo é colocar uma camada de terra para a raiz da muda ficar na altura correta. O ideal é que fique mais ou menos três centímetros da borda do vaso. Você deve remover o plástico ao redor da raiz porque ele pode atrapalhar o desenvolvimento da planta.

Por fim, centralize a muda no vaso e comece a completar o seu redor com mais terra, sem ultrapassar o topo entre a região de transição entre o tronco e a raiz da planta.

Quando terminar, compacte a terra com as mãos até que a superfície fique uniforme. Finalize espalhando os cascalhos em volta da planta. A primeira rega deve ser abundante para retirar as bolhas de ar e assentar o torrão.

Conheça os principais cuidados com as árvores frutíferas

cuidados-com-as-arvores-frutiferas

imagem de: pixabay.com

De três a quatro vezes por ano é recomendado adubar a miniárvore. O procedimento deve ser feito com fertilizante rico em fósforo. Acrescente terra vegetal e húmus de minhoca. A adubação oferecerá a nutrição adequada para manter a saúde da planta.

Quanto à rega — outro aspecto primordial para manter as plantas em boas condições — indica-se que seja realizada três vezes na semana, sem deixar a terra encharcada demais. A iluminação solar também é indispensável. Pode ser indireta durante o dia todo ou direta por, no mínimo, quatro horas.

Como as árvores frutíferas são espécies acostumadas a viver fixas em um só lugar, procure não as mudar de lugar com frequência. É importante também aprender mais sobre a espécie que você está cultivando, afinal, cada miniárvore possui suas particularidades e época de colheita das frutas.

Gostou de saber mais sobre as árvores frutíferas? Então aproveite a visita em nosso blog e leia também como dar mais vida para o seu jardim!

Você também vai gostar de:

  1. O Cultivo do Bonsai é uma Boa Terapia contra o Estresse Diário
  2. Flores Artificiais: Saiba Como Conservá-las

Compartilhe este artigo

34 Comentários para “Árvores Frutíferas em Vasos: Dicas de Como Cultivar”

  1. sandra xavierqu

    quaanto custa uma muda de plantas frutiferas ah! eu goataria de fazer um jardim mesmo que simples na minha varanda daria um charme tdi especial obrigada espero que me responda se pissivel moro no rio de janeiro

    Responder
  2. clarice pedroso

    muito lindas essas mudas frutíferas plantadas em vasos

    vou plantar e colocar na varanda do meu quarto

    é um espaço grande e não sabia o que fazer

    Responder
  3. Anatalia Erdila Lenz

    Goste muito de ver plantas frutíferas em vasos,flores,adubos caseiros.

    Responder
  4. Eronita

    Boa noite.

    Onde fica aloja de vcs,?
    gostaria de adquirir bonsai frutíferos .

    Att.
    Eronita.

    Responder
  5. gilda maria

    Sou apaixonada por estas mini-árvores frutíferas, gostaria muito de ter , de laranjas, e jabuticabas, tenho uma pequena jardineira ao lado da garagem, mas não pode plantar direto na terra, pois embaixo da camada de brita passa tubulações de energia da casa do vizinho…

    Responder
  6. GleiceRangel Neto

    Adorei, conher as dicas, eu adoro plantas. As muniaturas sao lindas, e e muito melhor ter em casa, esses tipos de plantas. E quanto plantar arvores frutiferas em casa e maravilhoso, ate porque e bem mais saudaveis, e eu tenho paixao. Adorei as dicas.

    Responder
  7. marly Lopes

    Gostaria de saber se vc vende mudas de árvores frutíferas:amora, pitanga e jaboticaba.

    Responder
  8. desejo saber oque eu faço para jabuticabeira produziralguns frutos precócemente

    como façopara jabuticabeira produzir alguns frutos no vaso? temalguma fórmula de adubo ou similar?

    Responder
  9. adnilson

    eu tenho um pe de pinha na caixa de agua com terra e da fruto todo ano vive muito tenpo

    Responder
  10. PAULO CRISTO

    Fiz uma cobertura recente e estava olhando plantas decorativas, mas gostei muito das frutiferas que além de decorar e dar seus frutas, traz lembranças do interior.
    BOAS AS DICAS
    ABRAÇOS!!!

    Responder
  11. jose geraldo

    Acabei de plantar um pé de Jabuticaba anã e um de Acerola ambos em vaso. Agora eu gostaria de saber se dá para plantar em vaso também um pé de Pinha/Fruta do conde? Obrigado.

    Responder
  12. marina da silva manoel

    quero saber como conseguir mudas de laranja e o preço

    obrigado

    Responder
  13. Maria da Solidade Lopes da Rocha 21/10/1972

    Adoro esse tipo de cultivo é muito lindo.

    Responder
  14. como comprar as mudas de frutiferas, como maça,laranja e outras frutas

    Responder
  15. Eunice

    Poderia me ensinar passo a passo, como seria plantar a jabuticaba no vaso, sei que qualidade seria hibrida. Obrigada pelos ensinamentos acima, muito importante para mim que sou leiga. Suas plantas sao encantadoras. Abraço

    Responder
  16. ana isabel de jesus

    dicas maravilhosas plantas maravilhosas estou deslumbrada.

    Responder
  17. Olá bom dia! Gostei muito do seu site.
    Gostaria de saber se você tem mudas frutíferas para venda?

    Responder
  18. sou apaixonado por plantas frutíferas ,as cementes ou caroços podem serem plantados e o resultados são os mesmos, ou tenho que adiquirir mudas.

    Responder
  19. Gabriela

    Olá, eu possuo em casa algumas plantas frutíferas cultivadas em vasos no meu quintal. Gostaria de saber se você tem algumas dicas em relação á poda destas para mantê-las com um porte pequeno, se tem uma época específica para tal prática e quais ramos devo eliminar.

    Responder
  20. jose volnei pavanati f 5021'5994 rua cinco de outubr

    tenho um ´pe de araça que nunca deu fruto .tenho tbm um pe de acerola ,que da pouco fruto o vaso e grande e eu coloco sempre casca de frutas e legumes para adubar ,e É CORRETO ,tenho tambem uma horta de de temperos que tem uma variedades de temperos ,ela suspensa , tem 2metros de comprimento por 1’m de larg..,e 30cm de altura ,eu planto atè xuxu ,bucha vegetal ,pimenta dedo de moça,e ganhei agora em março a tulipa e o vaso e pequeno e tem areia ,devo mudar para um vaso grande e trocar a terra por terra vegetal

    Responder
  21. Eu amei as plantas frutíferas mas,moro em Boston no Estados Unidos,minha casa e muito pequena,lá na área neva,eu posso plantar mesmo assim?nao vai morrer? Eu gostaria de jabuticabeiras e lima os.Se eu puder plantar ,como faço para comprar as mudas? Obrigada

    Responder
  22. Jose cesar da silva

    gostaria de obter mais informações sobre como plantar arvores frutiferas em vaso
    obrigado

    Responder
  23. Nilza Aparecida Domingues Mazzi

    Amei saber mais sobre Margarida, obrigada

    Responder
  24. FRANCISCO AURIOLINO DA SILVA _

    tenho um ótimo espaço e gostaria de cultiva muitas delas!
    como faço para fazer pedidos com vcs?
    abrigado.

    Responder
  25. sharley chaves da silva

    Ola, essa arvores mini são uma especie onde encontrar semente ou mudas?

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>