Use a Criatividade e Transforme seu Jardim – Confira 10 Jardins para se Inspirar!

30/04/2013

O costume de cultivar jardins data do início da história das civilizações. Um dos primeiros povos a desenvolver técnicas ligadas à jardinagem foram os assírios, que criaram hortas e pomares por meio de métodos de irrigação e drenagem. Na Babilônia, os famosos jardins suspensos tinham como característica a sobreposição de elementos arquitetônicos e naturais. Os babilônios utilizavam tamareiras para produzir um ambiente adequado ao cultivo de rosas, jasmins, álamos, tulipas e outras flores. Egípcios, persas, gregos e romanos são ainda outras civilizações que contribuíram para a evolução das práticas de jardinagem.

Ter um jardim em casa é uma boa maneira de manter um contato direto com a natureza e de cultivar espécies medicinais ou determinadas ervas usadas no preparo de alimentos. Além disso, cuidar de plantas pode ser um excelente passatempo para relaxar, distrair-se e aliviar a tensão do dia a dia.

Para montar um jardim, é importante saber que tipo de planta melhor se adapta à sua região, quais delas devem ser plantadas diretamente no solo e quais espécies podem ser cultivadas em vasos. É fundamental que as vegetações fiquem em um local estratégico, que receba boa quantidade de luz solar e de ventilação natural. Para dar um ar mais sofisticado ao jardim, vale investir em pequenos detalhes, como floreiras, vasos coloridos e de pedra, artigos de madeira e também de pedra.

Confira 10 lindos jardins que certamente irão inspirar você:

1 – Allegri Arvedi Villa Garden: situado na Itália, fica no topo de uma colina em Grezzana e rodeia a exuberante Villa Arvedo, construída no século XVII.

Allegri Arvedi Villa Garden

Allegri Arvedi Villa Garden

2 – Bamberg Rose Garden – New Residenz: jardim do palácio alemão que tem como característica principal um canteiro de rosas composto por 4.500 flores plantadas. Cercado por tílias, o jardim ainda tem um chafariz e uma piscina em sua região central.

Bamberg Rose Garden

Bamberg Rose Garden

3 – Britzer Garten: fica em Berlin e foi criado em 1985 como uma amostra da natureza alemã. Tem rosas, narcisos e muitas flores vibrantes, porém, a grande atração do local é o festival de tulipas, realizado anualmente no fim de abril.

Britzer Garten

Britzer Garten

4 – Brooklyn Botanical Garden: o belo jardim de Nova Iorque tem exemplares de belas espécies do mundo todo.

Brooklyn Botanical Garden

Brooklyn Botanical Garden

5 – Château de Versailles Gardens and Park: o jardim francês precisou de quase 40 anos para ser concluído e foi considerado tão importante quanto o próprio palácio no século XVII.

Château de Versailles Gardens and Park

Château de Versailles Gardens and Park

6 –Atocha Station Gardens: com 500 espécies vegetais, esse jardim fica numa estação ferroviária de Madrid, na Espanha, e possui plantas de diversas partes do mundo.

Atocha Station Gardens

Atocha Station Gardens

7 – Generalife Garden: construído no século XIII, este jardim é parte do maciço da fortaleza La Alhambra e servia de retiro para os reis de Granada, na Espanha.

Generalife Garden

Generalife Garden

8 – San Diego Botanic Garden: situado em Encinitas, Estados Unidos, representa 15 regiões diferentes e compreende 37 hectares de extensão. Entre os exemplares que o compõem estão espécies de plantas ameaçadas como agaves e aloés.

San Diego Botanic Garden

San Diego Botanic Garden

9 –Temple of Daigoji: este jardim japonês circunda o templo em Kyoto Diagoji e são famosos pelas cerejeiras, que florescem entre março e abril.

Temple of Daigoji

Temple of Daigoji

10 – Tresco Abbey Gardens: fica na Inglaterra, em Tresco Island, e reúne espécies de plantas de 80 países. Belíssimo, o jardim tem plantas exóticas que florescem mesmo no inverno.

Tresco Abbey Gardens

Tresco Abbey Gardens

 

Compartilhe este artigo

12 Comentários para “Use a Criatividade e Transforme seu Jardim – Confira 10 Jardins para se Inspirar!”

  1. Elenice

    Voces esqueceram do St. James Park, muito lindo… Em frente ao Palacio da Rainha Elizabeth. Em Londres.

    Responder
    • Olá, Elenice!
      Neste post escolhemos os 10 jardins mais famosos, mas no próximo iremos colocar o St. James Park sim! Ele realmente é muito bonito!

      Responder
      • Teresa Mills

        HI, voces esqueceram o KEUKENHOF PARK em Amsterdam, Holanda, mais de 7 milhoes de bulbs plantados there, lindissimo!

        Responder
        • Danielle

          Olá, Teresa!
          Realmente é maravilhoso!! Nos próximos posts iremos falar dele também! Obrigada pela dica! beijos

          Responder
  2. Ana Maria Colafranceschi Durante

    São maravilhosos,adoro todos os tipos de plantas em geral,no meu paqueno espaço estou criando um.Beijos…

    Responder
  3. É exuberante as belezas naturais, principalmente se formos apreciarmos que tudo isso vem de uma força suprema chamada Deus. É muito incrível a perfeição de cada jardim, os sentimentos que cada um deles nos despertam. Parabéns! Espetacular.

    Responder
  4. alvina

    achei muito lindo estou morando no sitio queria fazer um jardim em pneu será que dará certo me de uma ajudinha de como fazer aqui e muito quente…obrigado

    Responder
  5. maria aparecida lopes acorsi

    adóro flores esses jardins são um coliriopara os olhos e alma lindissimo.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>