Conheça as Flores Mais Raras do Mundo

10/05/2016

Poucas são as pessoas que param para pensar na importância das flores e das plantas. Além de adornarem casas, escritórios e outros ambientes, trazem benefícios para a saúde e para o espírito. Elas possuem propriedades químicas e físicas que apresentam várias vantagens. Entre elas, a renovação do ar, o aumento da umidade, que mantém a pele e a garganta bastante hidratadas; a absorção de gases nocivos, como certos componentes do tabaco; e a diminuição da presença de pó, contribuindo com os alérgicos.

Certas plantas, por sua vez, causam admiração por outros fatores, como é o caso das flores raras. Estas estão distribuídas ao redor do mundo e reservam diversas curiosidades. Confira a seguir as flores mais raras do mundo:

Jade Vine – Strongylodon macrobotrys

Originária das florestas de Filipinas, a videira jade pertence à família do feijão e da ervilha e apresenta flores em formato de garras, que podem atingir até 3m de comprimento. Com uma altura que pode chegar à 20m, ela é ideal para ornamentar estruturas como caramanchões e pérgolas altas. Devido a sua folhagem densa e exuberante, a planta deixa o ambiente mais belo mesmo fora do seu período de florescência.

Jade Vine

Jade Vine | Fonte da imagem: www.logees.com

Flor-Cadáver – Rafflesia arnoldii

Essa espécie pode ser encontrada nas florestas da Indonésia e alcançar mais de 1 metro de largura. Como não tem raízes, folhas e caule, precisa da videira Tetrastigma para sobreviver, que lhe dá toda a alimentação e suporte necessários. Isto é, essa linda e exótica flor é uma parasita. Recebe esse nome por liberar um odor parecido com o de carne podre.

flor-cadaver

Flor cadaver | www.reddit.com

Gibraltar campion – Silene tomentosa

Essa flor é encontrada somente nos penhascos de Gibraltar – território britânico ultramarino. Era considerada extinta até o início dos anos 1990. Em 1994, foi descoberta uma única amostra por um alpinista e, desde então, está sendo cultivada nos Centros Botânicos de Gibraltar e de Londres.

Gibraltar campion

Gibraltar campion | Fonte da imagem: image-net.org

Árvore Franklin – Franklinia alatamaha

Essa espécie faz parte da família de plantas usadas para o preparo de chás e desenvolve uma flor muito rara. A árvore é originária do rio Altamaha, Geórgia, e quase foi extinta no século XIX. Isso só não ocorreu graças à família Bartram, que era horticultora e a propagou antes de ser extinta.

Franklinia alatamaha

Franklinia alatamaha | Fonte da imagem: archive.constantcontact.com

Bico-de-papagaio – Lotus berthelotii

Essa flor é dada como preciosa desde 1884. Nativa das ilhas Canárias, sua polinização pode ter ocorrido por pássaros extintos, o que explica a sua escassez. A fim de encontrar novos polinizadores para ser introduzidos nas ilhas, foram feitos novos experimentos, mas sem sucesso. Hoje a planta é cultivada em comércios de horticultura.

Lotus berthelotii

Lotus berthelotii | Fonte da imagem: commons.wikimedia.org

Flor Morcego Preto

Além da sua rara coloração negra, o formato espetacular dessa planta que parece um morcego faz dela uma espécie impressionante. Atendendo pelo nome científico de Tacca chantrieri, ela é natural de florestas tropicais. Entre os cientistas que a estudam, nunca houve consenso sobre o motivo delas assumirem essa forma, tento refutado a teoria de que o fato de parecerem com flores apodrecidas iria garantir a polinização por moscas.

flor-morcego-preto

Flor Morcego Preto | Fonte da imagem: hypescience.com/

Orquídea Azul

Batizada de Blue Mystic devido ao mistério em torno de como foi atingida essa coloração única, as Orquídeas Azuis deixaram os entusiastas de belas flores de queixo caído quando foram apresentadas ao público pela primeira vez. Embora toda a mística não passasse de um corante orgânico adicionado às plantas, o maravilhamento continuou tão grande como dá primeira vez que foram vistas.

Rosas Arco-íris

É impossível não ficar completamente hipnotizado ao ver pela primeira vez uma flor cujas pétalas tem diferentes cores, podendo variar de: rosa, azul, lilás, amarelo e verde. O processo de criação foi patenteado pelo holandês Peter Van de Werken, que pretende levar o segredo até o túmulo. Porém, especialistas no assunto explicam que muito provavelmente ele utilizou uma espécie de corante orgânico que as plantas absorveram após terem passado por um processo de desidratação.

É incrível como a natureza consegue nos brindar com tantas flores exóticas e impressionantes. Visite a Giuliana Flores e conheça todas as nossas espécies.

Você também vai gosta de:

Jardim Gótico – Conheça as mais Belas Flores Negras

Para Comemorar o Aniversário de São Paulo – Conheça a História da Cidade pelas Flores

O Segredo por trás das Rosas de Arco-Íris – Saiba mais sobre essas Flores Multicoloridas

 

Compartilhe este artigo

8 Comentários para “Conheça as Flores Mais Raras do Mundo”

  1. CREMILDA

    SOU APAIXONADA POR PLANTAS PRINCIPALMENTE Q DÃO FLORES,ESSAS Q SÃO RARAS SÃO MARAVILHOSAS.

    Responder
  2. CLELIA M. M. ORTEGA

    ADORO PLANTAS EM PARTICULAR A JADE …É MARAVILHOSA COMO TAMBEM ORQUIDEAS !!!

    Responder
  3. Que lindas! Não conhecia a flor Cadáver, achei linda, pena que o cheiro não deve ser nada agradável rsss

    Responder
  4. Nene Nimesio

    Adorei as flores, de facto são mais taras do mundo. O Homem deveria se emprenhar mais na preservação do ecossistema.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>