Flores Cíclame | Conheça as rainhas do inverno

Flores Cíclame | Conheça as rainhas do inverno

Quer conhecer melhor as flores ciclame? Então clique aqui e descubra as suas principais características, além de algumas curiosidades sobre essa planta de inverno. Acesse!

As flores cíclame são originárias da Europa e florescem naturalmente em países da região mediterrânea, como a Grécia. Elas também são encontradas no Irã, na Síria e na Somália, pois estes locais têm as condições necessárias para a sua floração. Venha com a Giuliana Flores e conheça mais sobre as lindas cíclames. Confira.

Clima e época das flores cíclame

As flores cíclame preferem ainda ambientes frescos e arejados, com uma temperatura ambiente de aproximadamente 18°C. Por isso, locais onde a temperatura fica abaixo de 6°C negativos é falta para a saúde da plantinha. Apesar disso, elas são carinhosamente chamadas de “as belas do gelo”. Incrível, não é mesmo?

Elas costumam florescer no final do outono europeu e tem plena floração durante o inverno. O que traz os seus tons suavemente coloridos e a sua beleza à época mais agreste do ano no continente. Exatamente quando a maioria das plantas perdem a sua folhagem.

 

Conheça melhor as flores ciclame

Lindas flores de cíclame lilás

Características dos cíclames

As cores mais comuns entre os cíclames são o branco, o vermelho, o lilás, o rosa e o salmão. Algumas espécies podem apresentar mais de uma cor de cada vez e essa aparência incomum é um dos seus grandes atrativos.

Os botões de cíclames assumem uma forma que se assemelha a de um cisne, devido ao longo caule, que pode atingir entre 20 e 30 centímetros. Já o seu aspecto, lembra a cabeça pendente de uma ave, com o bico para baixo. Quando os botões se abrem, as pétalas mostram-se distribuídas nas pontas das hastes, lembrando uma borboleta com as suas asas fechadas.

A folhagem das flores cíclame é um espetáculo à parte. Elas possuem o formato clássico de um coração e têm sido usadas como ornamentação até mesmo quando não há flores. O seu tom de verde é bastante forte e apresenta pintas branquinhas que lembram o mármore.

 

Conheça as características das flores ciclame

Veja de perto as pétalas de um cíclame rosa

Presente que encanta e decora

Com todas essas características, as flores cíclame são excelentes opções de presente, principalmente para quem gosta de decorar a casa com flores. A grande vantagem dessa linda florzinha é que ela pode despontar em qualquer época do ano. Por isso elas são consideradas plantas perenes, ou seja, podem durar por muito tempo quando são bem cuidadas.

Quando em arranjos, se foram colocadas num vaso com água, podem durar cerca de quinze dias. Já os cíclames que ficam em vasinhos com terra, como esse belo Piquenique de Cíclames Vermelhos, duram cerca de três a quatro semanas, mesmo sem cuidados especiais.

Atualmente, os cíclames são algumas das flores mais vendidas do mercado. Elas são usadas para presentear pessoas nas mais variadas ocasiões e geralmente são oferecidas a quem tem um estilo mais sofisticado.

flores-ciclame

Piquenique de Cíclames Vermelhos

Cuidados com as flores cíclame

Para mantê-las vivas e saudáveis por mais tempo, as flores cíclame devem ser mantidas em ambientes ventilados, protegidas da umidade e do calor. A rega deve ser feita a cada três dias, quando a temperatura ambiente estiver mais fria ou mais seca.

Gostou de conhecer mais sobre as flores cíclame? Então, não perca as atualizações do Blog da Giu e fique por dentro de tudo no universo das plantas.

Deu vontade de presentear aquela pessoa querida com delicado vasinho de cíclames? Confira a coleção exclusiva que a Giuliana Flores preparou.

https://www.giulianaflores.com.br/tipos-de-flores/ciclame/d8550/

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas