Saiba mais Sobre as Plantas Carnívoras

14/10/2013

O que você sabe sobre as plantas carnívoras? Essas espécies instigam muitas pessoas e de fato carregam várias curiosidades. Confira algumas delas:

– São chamadas assim porque atraem pequenos animais. Entre eles, insetos, aracnídeos e, acredite, anfíbios, répteis e aves. Estes, quando capturados, são digeridos por meio de enzimas digestivas, que dissolvem as presas em partículas minúsculas para serem absorvidas pelas folhas.

– são encontradas na faixa tropical do planeta, sendo que, na Austrália, nas Américas e no Sudeste Asiático, ocorre grande biodiversidade.

– Já foram identificadas mais de 600 espécies. No Brasil, são 80 e elas estão concentradas na Bahia, Goiás e Minas Gerais.

Conheça algumas espécies:

Sarracênia – Sarracenia spp

Lembra um pequeno cálice e apresenta uma substancia pegajosa no seu interior. Dissolve o corpo dos insetos de forma muito lenta e os transforma em uma sopa, que é absorvida pelas folhas.

Serracênia

Serracênia

Dionéia – Dionaea muscipula

Possui um néctar adocicado que atrai os insetos e pelos sensíveis em seu interior que, quando esses seres pousam ou encostam neles fazem as folhas fecharem e exprimirem os insetos.

Dionéia

Dionéia

Orvalinhas – Drosera

As folhas dessa planta são cobertas de pelos especiais, que apresentam gotas “pegajosas” em suas pontas, líquido este que atrai os insetos e os prende assim que repousam sobre as folhas.

Orvalinhas

Orvalinhas

A Darlingtonia e Heliamphora

Não produzem as enzimas que ajudam a digerir as presas. Para isso, dependem da ação dos fungos e das bactérias. Esse processo de absorção de nutrientes é muito mais lento. Suas folhas, ascídios na verdade, que confirmam que são espécies carnívoras.

Darlingtonia

Darlingtonia

Mais curiosidades

As plantas do gênero Nepenthes são as que têm armadilhas maiores e podem atingir aproximadamente meio metro de altura. Além disso, são capazes de armazenar até 5 litros de agua. Elas capturam com frequência presas consideravelmente grandes.

Compartilhe este artigo

5 Comentários para “Saiba mais Sobre as Plantas Carnívoras”

  1. Zenir Boanova

    Gostei…É muito bom ter alguém que nos dê informações.Sucesso….

    Responder
    • cristina carvalho

      mais eu nem sabia que erra carnivora ela parece uma estrela ganhei da minha sogra ela estava morrendo na casa dela tenho fotos da flor adoro flor

      Responder
  2. ELINEIDE

    amei conhecer um pouco sobre as flores carnívoras. principalmente a sarracenia e a orvalinhas.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>