Terra para suculentas | O substrato ideal e dicas para plantar
Você sabia que a terra para suculentas deve possuir nutrientes especiais para que a planta cresça saudável? Leia o artigo e saiba como plantar e cuidar dessa espécie.
As suculentas estão cada vez mais populares devido sua beleza, charme e necessidade de baixa manutenção. Mas, para que suas plantinhas cresçam com saúde, é preciso tomar alguns cuidados, desde a rega até a escolha da terra para suculentas. Por isso, o Blog da Giu preparou um guia para você cultivar a sua suculenta. Confira!
Escolha a melhor terra para suculentas
O primeiro passo para criar um lindo jardim com essa plantinha é escolher a terra para suculentas. Ao fazer o último da sua plantinha com o substrato correto, você garante que ela cresça e se desenvolva com saúde.
Por isso, o substrato ideal para quem vai plantar suculentas deve ser feito a partir de uma mistura de terra vegetal, areia e matéria orgânica. Além disso, é necessário que a terra para suculenta seja rica em nutrientes que são encontrados em esterco, calcário, superfosfato e húmus de minhoca.
Dicas para plantar suculentas
Agora que já sabe como deve ser a terra para suculentas, veja o passo a passo de como montar um lindo arranjo dessa plantinha em casa:
1. Troque o pote e o solo
A primeira coisa que você deve fazer é tirar a suculenta do berçário — o vaso em que ela veio — e remover todo o solo, inclusive perto de suas raízes. Mas tenha cuidado para não machucá-la.
2. Prepare o vaso que vai receber a planta
O próximo passo é preparar o vaso que vai receber a sua suculenta. Para isso, cubra o local com uma malha, como o TNT, para que a terra não saia no buraco de drenagem de água. Dê preferência para o uso de vasos em cerâmica ou vidro com furos na base.
3. Preencha o vaso com o substrato
Com o vaso escolhido e preparado, chegou o momento de preenchê-lo com o substrato adequado para a sua plantinha. Coloque o solo em quase todo o recipiente, deixando espaço para encaixar as raízes da planta.
4. Coloque sua suculenta
Agora, basta acomodar a suculenta em sua nova casa do modo que preferir. Feito isso, complete com solo até o topo do vaso. Não se esqueça, é muito importante ter cuidado no momento de completar o vaso com terra, pois o ideal é evitar que as folhas da suculenta fiquem em contato com a terra.
5. Adicione uma cobertura
Para completar o processo de cultivo da suculenta, faça uma cobertura por cima do vaso, com pedras e argila. Enquanto faz isso, pressione um palito para baixo para ajudar a fixar a plantinha do lugar certo. Espere um ou dois dias para regar e evitar problemas como o apodrecimento da raiz.
Viu como é simples escolher a terra e plantar suculentas? Veja mais dicas no Blog da Giu e torne-se um expert em jardinagem.
Quer começar um jardim de suculentas em casa? Vejas as lindas opções que você só encontra na Giuliana Flores.
4 Comentário(s)
Adorei as dicas
gostei muito porque eu não sei plantar a suculenta as vezes eu planto ela morre!
Quais as medidas para terra para suculentas, quais as proporções deve usar?
Adorei as dicas!