Setembro Amarelo — Girassol é o Símbolo da Campanha Contra Depressão e Suicídio

Setembro Amarelo — Girassol é o Símbolo da Campanha Contra Depressão e Suicídio

A campanha Setembro Amarelo é um importante movimento que visa combater o suicídio e conscientizar a população quanto a essa questão. Veja como você pode fazer a sua parte para ajudar.

A campanha Setembro Amarelo visa a conscientização quanto a prevenção do suicídio. O intuito da ação é sensibilizar e alertar a população sobre essa questão, que ainda é cercada por muitos tabus. A seguir, compreenda a importância do movimento e saiba como fazer a sua parte para ajudar.

A importância do Setembro Amarelo

De acordo com o Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. O que representa, em um ano, mais de 800 mil pessoas. Ainda segundo a Organização, nove entre dez casos poderiam ter sido prevenidos e evitados por meio do diálogo.

Tendo em vista o elevado número de casos, que reforçam a importância da conscientização, o Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) criaram a campanha “Setembro Amarelo”, mês escolhido devido ao Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio (10 de setembro).

Portanto, ainda que seja um assunto delicado, é imprescindível abordá-lo para que a população compreenda a necessidade de conversarmos sobre o tema para combater a depressão e o suicídio.

Como ajudar na prevenção do suicídio?

Para fazer a nossa parte, um dos pontos principais é conversar sobre o assunto. Por ser um tema ainda rodeado de tabus, é comum que famílias e amigos ignorem a importância de discuti-lo, o que impossibilita uma abertura para falar sobre a questão. Porém, conversar pode auxiliar a identificar problemas e contribuir para encontrar uma solução.

Além disso, também é importante aprender a compreender os sinais de pessoas que sofrem com depressão. Isso porque algumas atitudes podem auxiliar a identificar se alguém precisa de ajuda, como, por exemplo, se a pessoa não tem mais a mesma produtividade no trabalho ou escola, se está desinteressada em realizar atividades que gostava, se tende a se isolar, entre outros.

Caso identifique algum caso próximo a você, é fundamental saber como conversar com essa pessoa. Sempre deixe-a falar sobre o que está acontecendo, sem jamais julgar ou emitir opiniões sobre assunto. Depois, enfatize a importância de buscar uma ajuda profissional.

Girassol: símbolo de vitalidade

Por simbolizar a vida, a energia e a força, o girassol é uma flor que representa o Setembro Amarelo. A sua cor expressa a vitalidade e reflete a energia positiva do sol. Portanto, é uma excelente opção de presente para demonstrar que você está ao lado da pessoa, para desejar boa sorte e felicidade, além de transmitir boas vibrações e alegria.

Para mais artigos, não deixe de acompanhar o blog da Giuliana Flores.

Você também vai gostar de:

1.  Girassol Conservado — Conheça o Significado do Girassol e Como Presentear
2.  A Beleza do Girassol no Verão
3.  Significado de Girassol – A Bela Flor que Inspira Felicidade

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas