Atitudes Simples Contribuem para a Sustentabilidade

13/12/2013

Muito se fala a respeito da degradação do meio ambiente e do impacto que o atual modo de vida das pessoas provoca, como a redução e a poluição dos recursos naturais. O conceito de sustentabilidade surge para tentar interromper esse ciclo ambientalmente prejudicial e garantir que as gerações futuras também possam usufruir desses recursos. Veja a seguir algumas mudanças simples em relação à compra, ao uso e ao descarte que podem ser adotadas para contribuir com a preservação do planeta:

Sustentabilidade

Sustentabilidade

Utilização da água

Embora o Brasil seja abundante em recursos hídricos, alguns dos grandes centros urbanos já vivem com racionamento. Por isso, a água que chega às torneiras deve ser muito bem cuidada, evitando desperdícios. Tomar banhos mais rápidos, não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou ensaboa a louça, não lavar carros e calçadas com mangueiras (dando preferência a vassouras e baldes) e consertar vazamentos internos são atitudes simples que contribuem muito para a conservação desse bem natural imprescindível para viver.

Utilização da água

Utilização da água

Economia de energia

A maior parte da energia produzida em nosso país provém de hidrelétricas, que são fontes não tão poluentes quanto as termoelétricas, porém, ainda assim, causam impactos no meio ambiente. Por isso, o uso da energia elétrica em casa e no trabalho deve ser moderado. Evite deixar equipamentos ligados sem necessidade e otimize a utilização de aparelhos que consomem muita energia, como o ferro de passar e a máquina de lavar, acumulando uma boa quantidade de peças antes de iniciar o trabalho.

Economia de energia

Economia de energia

Compra consciente

Adquirir novos produtos o tempo todo e trocar constantemente os modelos de celulares e carros, por exemplo, muitas vezes não é preciso e custa caro para o planeta. A produção industrial é a maior responsável pela poluição em larga escala de rios, oceanos, solo e ar e, além disso, os itens antigos causam impactos bem negativos quando são descartados na natureza. Assim, procure comprar artigos usados em brechós ou em sites especializados e apenas quando for realmente necessário.

Reciclar

Reciclagem

Reciclagem

A cada dia é produzida uma enorme quantidade de lixo, no entanto, a maioria desse material pode ser reaproveitada ou reciclada. Procure separar o resíduo em sua casa entre seco (como embalagens plásticas, vidro, latas e papéis limpos) e úmido (como restos de comida, papel sujo e cascas de frutas) e depois os encaminhe adequadamente. Existem supermercados que recebem lixo reciclado e muitas cooperativas de catadores que buscam os materiais nas residências. Você também pode usar a criatividade e transformar embalagens antigas em objetos decorativos, como caixas de feira, que podem virar lindas mesas de centro ou estantes para livros e revistas.

Cuidando do planeta

Cuidando do planeta

Trazer práticas e conceitos de sustentabilidade para o cotidiano exige algumas mudanças nos hábitos, que podem ser difíceis no início, porém, com o tempo, tornam-se naturais. Você irá perceber que essa atitude acarreta ainda economia nos gastos domésticos: o uso racional de água e energia elétrica pode representar uma redução de 15% nas contas. Sendo assim, comece aos poucos com as novas atitudes e incentive seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>