Seja Sustentável e Conheça as Construções Verdes

Seja Sustentável e Conheça as Construções Verdes

As construções verdes são estruturas que utilizam materiais ecologicamente corretos. Saiba mais sobre as construções verdes e seja sustentável!

A palavra sustentabilidade vem sendo muito usada atualmente, devido à grande importância em diminuir os impactos ambientes acarretados pelo desenvolvimento socioeconômico nos centros urbanos. Por meio desse termo, surgiram muitas maneiras de contribuir com um desenvolvimento sustentável, como a arquitetura sustentável. Como o setor da construção civil é responsável por 40% do consumo mundial de energia e 16 % da água, percebeu-se a necessidade de adotar projetos de construções verdes para suavizar o impacto desse setor.

Construções verdes - Casa sustentável

Construções verdes – Casa sustentável

Nessas construções, são aproveitados estruturas e materiais preexistentes, que são ecologicamente corretos. Um exemplo são os telhados ecológicos, que consistem na aplicação de solo, vegetação e flores sobre uma camada impermeável instalada na cobertura de residências. Esse modelo é uma alternativa aos telhados e lajes tradicionais e, além de garantir beleza, gera isolamento térmico e acústico.

Apesar de o valor do projeto parecer um pouco alto, a longo prazo os telhados verdes propiciam uma redução de 20% nos gastos com energia elétrica, visto que, por climatizarem o ar, dispensam o uso de ar-condicionado.

Arquitetura Sustentável

Arquitetura Sustentável

Além dos telhados verdes, a arquitetura sustentável deve levar em conta outras possibilidades em seu projeto. Uma delas são as placas solares instaladas no teto, que absorvem a energia solar incidente e a convertem em energia elétrica. A grande vantagem dos painéis é que eles geram energia renovável e limpa. Em países tropicais, como o Brasil, as placas solares são viáveis em quase todo o território.

Outro aspecto importante em uma construção verde é o reaproveitamento de água. A água usada ao lavar a louça, por exemplo, pode ser filtrada por um sistema instalado na casa e ser reutilizada na jardinagem.

Arquitetura Sustentável - Prédio com telhados verdes

Arquitetura Sustentável – Prédio com telhados verdes

Além desses projetos, os materiais ecologicamente corretos são priorizados em toda a construção, como madeira certificada, blocos de pedra, bambu e até mesmo garrafas PET.

Critérios para uma construção verde

Construções verdes

Construções verdes

O nível de sustentabilidade das construções pode ser medido pelo selo LEED, criado pela organização norte-americana Green Building Council. A sigla, que significa Liderança em Energia e Design do Meio Ambiente, é uma escala que certifica que estabelecimentos atendem a alguns requisitos para serem considerados sustentáveis. Foi instituída também uma versão do selo para residências, na qual as construções devem seguir regras relacionadas a 5 pilares: materiais e recursos, consumo eficiente de água, qualidade interna do ambiente, energia e atmosfera e implantação sustentável. Entre os critérios exigidos no projeto, estão o aproveitamento máximo de luz natural, por meio de materiais transparentes; a implantação de um sistema hidráulico para captação de água; o uso de tinta de cor clara nas paredes, que absorve menor quantidade de calor; e o emprego de materiais recicláveis, como plástico, alumínio e aço.

Imagens: gbcbrasil.org.br, revistacasaejardim.globo.com, oestadoce.com.br

0 Comentário(s)

Matérias relacionadas